3 dicas de rotinas de autocuidado para a sua rotina

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

14 de setembro de 2021

4 min de leitura
3 dicas de rotinas de autocuidado para a sua rotina
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
3 dicas de rotinas de autocuidado para a sua rotina
Viver bem

14 de setembro de 2021

3 dicas de rotinas de autocuidado para a sua rotina

Você tem o hábito de tirar um momento para si? Isso é algo essencial para cultivar bem-estar ao longo da sua vida e ter mais presença em tudo o que você faz. As rotinas de autocuidado são tão práticas que você pode incluir no seu dia a dia para olhar para si mesma com mais calma e afeto. 

Ter tempo para cuidar de você pode ser algo complicado com um cotidiano tão corrido, em que, muitas vezes, precisamos atender às demandas dos outros. Para que você consiga praticar o autocuidado, separamos dicas de saúde e bem-estar inspiradoras. 

Entenda a importância de praticar o autocuidado

Pode parecer uma coisa simples ou até sem grande impacto na sua rotina, mas cuidar de você é uma das melhores práticas para cultivar ao longo dos dias. Isso porque você precisa estar bem consigo mesmo para poder viver melhores relações e aproveitar a vida de um jeito incrível.

Quais cuidados com a saúde fazem parte da sua vida? Entre as práticas físicas e mentais, existem diversas maneiras de cuidar de você. Os benefícios desse hábito são diversos, como: ajudar a se sentir melhor consigo mesma, ter mais bem-estar nas áreas da sua vida e viver o presente com mais conexão.

rotinas de autocuidado 2

Pronta para cuidar de você? Veja 3 dicas de rotinas de autocuidado para colocar em prática já

Você pode praticar o autocuidado de diferentes maneiras, de acordo com o que mais gostar, seguindo sua personalidade e seus costumes. O importante é não abrir mão de ficar a sós com a sua essência ao desenvolver o autoconhecimento e o amor-próprio. Selecionamos algumas ideias que podem te ajudar nesse processo.

1. Que tal começar pela sua saúde física?

rotinas de autocuidado 3

Hora de fazer exames de check-up! É essencial que você dê atenção para os sinais que podem indicar como a sua saúde está. Entre as rotinas de autocuidado que podem ser praticadas nesse caso, está o acompanhamento médico.

A importância do check-up não é pequena, já que os exames de “rotina” ajudam a controlar diversos fatores, como níveis de taxas de colesterol no sangue, funcionando como indicadores que mostram se está tudo bem com o seu corpo de modo geral.

Por isso, é fundamental ir ao médico todos os anos ou até a cada semestre para fazer checagens que podem prevenir doenças mais sérias e melhorar sua qualidade de vida ao não adiar os seus cuidados com o corpo

2. Pratique atividades que você gosta

rotinas de autocuidado 4

Tem coisa melhor do que dedicar um tempo do seu dia só para fazer sua atividade preferida? Praticar um hobby tem tudo a ver com as rotinas de autocuidado. Afinal, se trata de focar nas coisas que te agradam para sentir-se bem.

Entre os cuidados físicos, como falamos acima, você pode praticar os exercícios de sua preferência, como caminhada, corrida, pilates, entre outros. Se preferir, faça yoga, que também ajuda no relaxamento e no cuidado com a mente. 

Há quem goste de outras atividades, como mexer com a decoração da casa, meditar, pintar, desenhar, tirar umas horas para ler, tomar um bom banho com direito à hidratação no cabelo e à máscara facial enquanto escuta música, cozinhar uma receita deliciosa ou assistir a um filme interessante. 

Enfim, existem muitas opções de hobbies que podem ser inseridos entre as suas tarefas diárias e que são especiais para você ter um momento só seu com bastante calma e bem-estar.

3. Entenda as suas emoções

rotinas de autocuidado 5

Saúde e bem-estar estão muito ligados com o modo como nos sentimos, não só fisicamente, mas emocionalmente também. É comum viver uma rotina tão acelerada e corrida que deixe as suas emoções de lado ou tão misturadas que você não entende bem o que está sentindo.

Por isso, entre as rotinas de autocuidado, que tal tirar um tempinho e olhar para suas emoções, observando o que está acontecendo com você? Essa é uma atividade que pode ajudar a compreender os turbilhões de sentimentos e pensamentos que fazem parte de cada um de nós.

Existem algumas maneiras de aproveitar ainda mais esse processo, como escrever sobre o que você reparou entre as suas emoções ou memórias que carregam algum sentimento, trabalhando tais questões em sessões de terapia ou conversando com alguém que você confia. 

Como são as suas rotinas de autocuidado? Você tem esse costume? Queremos estar com você em cada momento. Para isso, em nossa loja virtual, temos produtos de cama, mesa e banho, além de vários outros, que agregam aconchego e conforto para seu cotidiano. Entre no site e escolha seus itens preferidos!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!