3 receitas vegetarianas para você experimentar

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

20 de dezembro de 2021

6 min de leitura
3 receitas vegetarianas para você experimentar
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
6 min de leitura
3 receitas vegetarianas para você experimentar
Papo de cozinha

20 de dezembro de 2021

3 receitas vegetarianas para você experimentar

O número de pessoas que estão adotando dietas sem carne e proteínas animais é cada vez maior. Ser vegetariano, ou até vegano, é uma prática com benefícios para a sua saúde. Por isso, selecionamos deliciosas receitas vegetarianas para você que já faz parte desse time ou para quem quer experimentar.

E antes de começar com os ingredientes e os preparos, vamos explicar a diferença entre vegetariano e vegano. Se você se pergunta o que é ser vegetariano, saiba que é quem não se alimenta de nenhum tipo de carne, peixe ou frango, mas, sim, de seus derivados, como ovo e queijo. Já o vegano não ingere nada de origem animal.

receitas vegetarianas 2

Você sabe quais são as vantagens das dietas vegetarianas?

Cuidar da sua saúde é fundamental e você pode começar com a sua alimentação. Afinal, comer bem representa uma maneira de praticar o autocuidado, já que você estará escolhendo alimentos mais saudáveis e naturais. 

E entre tais modos de se alimentar está a dieta vegetariana. Está enganado quem pensa que ao não comer carne se está perdendo nutrientes, visto que existe uma grande variedade de outras comidas que fornecem os mesmos componentes, ou até mais. Dessa forma, há muitos benefícios de ser vegetariano. Confira alguns:

  • os níveis de colesterol podem diminuir;
  • auxilia a ter mais disposição e bem-estar;
  • o seu condicionamento físico também pode melhorar;
  • diminuição das dores nas articulações, como artrite;
  • chances menores de ter doenças cardíacas.

Os benefícios citados acima são apenas os principais já apontados por especialistas e estudos. Seguindo uma alimentação mais saudável, que funcione para você e que esteja de acordo com os seus hábitos, você terá ainda mais saúde para uma vida de qualidade. A seguir, veja como fazer comida vegetariana e teste na sua casa. 

receitas vegetarianas 3

3 receitas vegetarianas para fazer em casa

Que tal saber como fazer comida vegetariana e acrescentar pratos bem saborosos na sua rotina? Juntamos opções para todos os gostos e momentos do seu dia. Aproveite e experimente!

1. Um pão de beterraba para lá de colorido

A primeira ideia de receita vegetariana é tanto para começar o seu dia quanto para comer no meio da tarde acompanhado de um café fresquinho. O pão de beterraba não é difícil de fazer e deixará a sua mesa super colorida. 

Ingredientes

  • 4 beterrabas (de preferência médias);
  • ¼ xícara de açúcar mascavo;
  • ¾ de xícara de cerveja preta;
  • 10g de fermento biológico seco;
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva + 1 colher de chá para pincelar;
  • 6 ½ xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo

  1. Comece essa receita enrolando as beterrabas em um papel alumínio para colocá-las em uma assadeira. Preaqueça o forno a 250 graus e leve-as para assar por 1 hora ou até estarem macias (você pode espetá-las com um garfo para verificar o ponto).
  2. Deixe esfriar por alguns minutos e em seguida descasque as beterrabas. Em um liquidificador junte cada uma delas com o açúcar, a cerveja, o fermento e o azeite.
  3. Em uma outra tigela misture a farinha e o sal. Então, transfira a mistura do liquidificador para essa tigela e incorpore os secos com a massa líquida.
  4. Agora é hora de sovar! Faça isso por cerca de 5 minutos, até chegar em uma massa elástica. 
  5. Depois, cubra a massa com a ajuda de um plástico e deixe descansar por 1 hora.
  6. Por fim, use uma forma de pão para assar. Não se esqueça de fazer alguns cortes leves na superfície da massa e pincelar com azeite. Deixe assar em 200 graus por 40 minutos.

Esta é apenas uma das receitas vegetarianas fáceis que você pode tentar fazer na sua casa. Tenha os ingredientes em mãos e ponha essa ideia em prática já. Com certeza você vai se surpreender com o sabor!

2. O estrogonofe perfeito com cogumelos e palmito

O estrogonofe de cogumelos é um dos pratos mais clássicos entre as receitas vegetarianas, tanto por ser delicioso quanto por ser prático para qualquer situação. Quer aprender a fazer também? Vem com a gente!

Ingredientes

  • 150g de cada um dos seus cogumelos preferidos (paris, portobello, shitake, shimeji);
  • 1 cebola; 
  • 3 dentes de alho; 
  • 2 latas de tomate pelado;
  • 2 vidros de palmito pupunha já cortados;
  • 200g de creme de leite fresco;
  • ½ dose (25 ml) de conhaque;
  • azeite de oliva a gosto;
  • páprica a gosto;
  • sal a gosto;
  • pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é refogar os cogumelos em uma frigideira bem aquecida com um fio de azeite.
  2. Acrescente o conhaque para flambar. Reserve.
  3. Em uma outra panela coloque mais um fio de azeite para dourar a cebola e o alho. Depois, acrescente os cogumelos já refogados e o palmito, mexendo bem.
  4. Agora você pode colocar o tomate nesse recheio. Mexa direitinho e deixe cozinhar com a tampa para formar um molho espesso. Tempere com o sal, a pimenta, a páprica e o que mais você quiser de tempero.
  5. Junte também o creme de leite e continue mexendo para incorporar todos os ingredientes.
  6. Está pronto! Esse prato vai bem com arroz branco e batata palha.

3. Lasanha de abobrinha rápida e fácil

Se você está buscando receitas vegetarianas rápidas, aposte no preparo deste prato. Com alguns poucos ingredientes, você faz uma lasanha de abobrinha que vai surpreender o seu paladar. 

Ingredientes

  • 1 abobrinha italiana grande;
  • 2 tomates;
  • molho pesto a gosto;
  • ½ xícara de cream cheese ou algo parecido de sua preferência;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto.

Modo de preparo

  1. Para essa receita você precisa cortar a abobrinha em finas fatias na horizontal, assim como os tomates.
  2. Use tigelas para colocar a abobrinha e o tomate e conseguir temperar com sal e pimenta do reino. 
  3. Em seguida, é preciso montar a lasanha. Aqui não tem segredo: use uma travessa para ajeitar as camadas. Primeiro uma abobrinha, depois o tomate e os molhos. Continue montando até acabar com os ingredientes ou ocupar toda a forma.
  4. Não precisa assar.

O que você achou dessa ideia? A lasanha de abobrinha é uma excelente forma de aderir a receitas vegetarianas para o Natal. Ao prepará-la, você irá surpreender os seus familiares e amigos com um prato delicioso. 

E se você está buscando tudo para o seu lar e itens temáticos de Natal, na loja virtual da Santista você encontra o que precisa. Além de uma incrível variedade de artigos de cama, mesa e banho, também temos muitos itens para acrescentar conforto e praticidade ao seu dia a dia. Confira!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA® sem sair de casa!