5 dicas de organização de cozinha

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

2 de junho de 2022

4 min de leitura
5 dicas de organização de cozinha
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
5 dicas de organização de cozinha
Tudo em ordem

2 de junho de 2022

5 dicas de organização de cozinha

A cozinha é o ambiente em que predominam os cheiros, os sabores e os sons de deliciosos pratos sendo preparados. Para deixar o momento ainda mais prático e funcional, é essencial fazer a organização de cozinha

Ter uma cozinha arrumada traz bem-estar e facilidade para preparar as refeições no dia a dia. Por isso, venha com a gente descobrir os principais truques e impedir que a bagunça domine esse espaço. Anote as ideias!

Tudo em ordem: cinco dicas de organização de cozinha

Saber como organizar a cozinha otimiza o tempo e traz mais simplicidade ao cozinhar. Assim, cada item fica no devido lugar, sem atrapalhar a circulação pelo ambiente e o acesso aos utensílios. Além disso, a casa em ordem traz uma sensação de bem-estar. Veja as dicas e coloque-as em prática. 

1. Faça uma limpeza geral

Uma casa pode reunir muitos objetos afetivos que você carrega por anos. Na cozinha, não é diferente. Afinal, sempre tem aquela panela especial ou outro utensílio pelo qual você nutre um carinho extra, não é? 

No entanto, existem objetos que já não fazem mais tanto sentido, por estarem velhos, quebrados, desprezados no fundo do armário ou, no caso dos alimentos, vencidos. Por isso, faça uma boa faxina na sua cozinha antes de organizá-la. 

Ao remover o que não serve mais, você afasta uma parte da desorganização e percebe o que realmente precisa de arrumação. Esse é o primeiro passo de como organizar a cozinha de forma prática, pois você mantém apenas o que usa e possui importância no seu dia a dia. 

2. Organize por categorias

Especialistas em organização apontam que uma das principais dicas para organizar a cozinha é setorizar todos os utensílios, eletrodomésticos, louças e mantimentos. Isso mantém a arrumação no cotidiano, pois permite a você saber que cada item tem um lugar definido, junto aos semelhantes. 

Reúna os copos, as taças, os pratos, os potes de vidro e plástico, as panelas, os talheres e o que mais tiver na sua cozinha. Use cada canto dos armários ou das gavetas para organizar esse enxoval em categorias. 

3. Otimize o espaço com organizadores específicos

Existem diversos tipos de organizadores específicos para a cozinha, como porta-temperos, arrumadores de panelas e tampas, porta-talheres, aramados que ajudam a aproveitar os espaços em armários, entre outros.

Com eles, você otimiza o ambiente, principalmente se for um cômodo menor. Essa forma de como organizar armário de cozinha possibilita que a área interna seja duplicada. Se possível, invista nessas peças e leve a sua organização de cozinha a outro nível.

4. Deixe os utensílios do dia a dia à mão

Em um enxoval próprio para esse espaço, sempre há peças para usar na rotina e itens para as ocasiões especiais. Então, para simplificar o seu dia a dia, a dica de organização de cozinha é deixar os artigos de uso comum ao alcance. 

Quer saber como organizar a bancada da cozinha? Basta deixar à vista apenas os eletrodomésticos e os outros utensílios utilizados frequentemente, por exemplo. Assim, essa mesa de apoio não fica bagunçada com coisas desnecessárias, tendo espaço livre constantemente. 

5. Transfira os alimentos para potes de mantimentos

A organização de cozinha na sua casa fica ainda melhor quando você utiliza potes de mantimentos para armazenar alimentos. Além de mantê-los bem preservados e guardados de modo mais higiênico, essa prática passa uma sensação de paz e bem-estar devido à arrumação que promove.

Os potes organizadores de cozinha existem em diferentes tamanhos e formatos. O ideal é adquirir mais de uma unidade do mesmo modelo para guardá-los juntos. Ao arrumar seus alimentos nesses itens, jogue as embalagens fora e identifique cada componente com uma etiqueta, apresentando o tipo de ingrediente e a validade.

organização de cozinha 2

Dica extra

Caso a sua cozinha não tenha armários, invista em prateleiras e nichos. Essa é uma maneira de ampliar o espaço de armazenamento dos seus utensílios e transformar a decoração do ambiente sem comprar um móvel. 

Na loja virtual da Santista, você encontra tudo o que precisa para deixar a sua casa aconchegante e confortável, de cama e banho à decoração, além de organizadores e utensílios de cozinha. Navegue pelas categorias e adquira os seus produtos preferidos. Acesse o nosso site e faça boas compras! 

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA® sem sair de casa!