5 ideias de brincadeiras em casa para a família toda

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

31 de agosto de 2021

5 min de leitura
5 ideias de brincadeiras em casa para a família toda
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
5 ideias de brincadeiras em casa para a família toda
Viver bem

31 de agosto de 2021

5 ideias de brincadeiras em casa para a família toda

A diversão não pode parar! As brincadeiras em casa são perfeitas para juntar toda a família em atividades alegres e lúdicas, estimulando a criatividade de todos. Elas podem entrar em cena quando o tédio bater ou não der para sair de casa, principalmente em dias chuvosos.

As brincadeiras para fazer em casa podem ser inventadas e adaptadas para todas as idades. O que a sua família mais gosta de fazer no tempo livre? Tudo pode virar diversão — estamos aqui para mostrar isso! Confira as nossas dicas de atividades para divertir a todos. 

Brincadeiras em casa: 5 ideias divertidas para colocar em prática

Saber como fazer brincadeiras em casa não tem segredo nenhum. A receita é juntar as atividades preferidas da família, novas ideias e alguns materiais! A diversão será garantida para entreter as crianças por bastante tempo. 

1. Criando histórias em conjunto

brincadeiras em casa 2

Esta brincadeira em casa não precisa de nenhum material, apenas a imaginação. Funciona assim: um dos membros da família começa a história, inventando o que quiser, criando o cenário, as personagens e os demais detalhes do enredo. 

Após alguns minutos contando a história, é a hora de passar a vez para a próxima pessoa. Para isso, escolha quem estiver ao lado ou cite o nome de qualquer outro participante. Daí, o escolhido precisa continuar a narrativa de onde estiver parado, mudando o rumo ou adicionando mais informações. 

Essa é uma das dicas de brincadeiras em casa que mais pode estimular a criatividade da família toda. Afinal, não é fácil manter os ouvintes envolvidos com a história, sendo até um desafio ver quem cria a parte mais divertida da narrativa. 

2. Brincando com arte e vários materiais

brincadeiras em casa 3

Nada melhor do que dar vida para as ideias das crianças com atividades que envolvam a expressão artística. Assim, elas podem brincar com diferentes cores, materiais e figuras. 

Nesta brincadeira, você vai precisar separar papéis, lápis de cor, colas, recortes para colagens, giz de cera, canetinhas e o que mais tiver em casa para que todos possam criar arte usando diferentes materiais, misturando técnicas e dando asas à imaginação para desenhar como tiverem vontade.

3. Encontre pela casa: uma competição que vai fazer pensar 

brincadeiras em casa 4

Outra ideia de brincadeiras para crianças em casa é fazer com que elas encontrem vários objetos pelos ambientes. Nesta atividade, você pode experimentar algo diferente ao descrever o que elas devem achar com base na cor, no tamanho, na textura e em outras características do item.

Por exemplo, em vez de falar que as crianças precisam encontrar uma meia, você pode dizer que o objeto é branco, pequeno e feito de tecido. Desse jeito, elas vão precisar pensar um pouco antes de sair em busca do que for. 

Quer deixar a atividade ainda mais animada e desafiadora? Faça uma competição de quem acerta e encontra primeiro, podendo até contar pontos e dar um prêmio para o vencedor. 

4. Montando uma cabaninha para a hora da leitura

brincadeiras em casa 5

Um clássico entre as sugestões de brincadeiras em casa, a cabana feita com lençóis ou outros tecidos entretém praticamente todas as idades. Com esses materiais e uma boa dose de imaginação, ela se torna um espaço em que a diversão pode correr solta. 

Daí, é só pegar um puff, umas almofadas, algumas mantas e o que mais deixá-la confortável para começar a hora da leitura. Que tal adicionar alguma comidinha gostosa? Nesse momento de brincadeiras em casa, vai bem uma pipoca, pequenos sanduíches, um pedaço de bolo e o que mais a família gostar.

5. Vamos caçar tesouros com muito aprendizado?

brincadeiras em casa 6

Outra atividade feita em diversas famílias é a caça ao tesouro. Aqui, a nossa dica é transformar essa ideia em uma maneira de criar brincadeiras educativas em casa. Para isso, você vai precisar pensar nas matérias escolares, em curiosidades e outros aprendizados que as crianças estão tendo, transformando essas informações em pistas do jogo.

Uma das pistas pode ser um problema matemático, que deve ser resolvido para elas saberem para onde devem ir a fim de encontrarem o tesouro em casa. Outra opção é fazê-las relembrar um acontecimento histórico com a ajuda das pessoas envolvidas. Assim, a atividade junta diversão com tarefas educativas!

É importante lembrar que cada ideia de brincadeiras em casa precisa ser adaptada tanto para a idade quanto para os gostos das crianças. Então, vale incluir os personagens de desenhos favoritos, as atividades preferidas e o que mais incentivar a alegria dos pequenos. 

O que você achou das nossas sugestões de jogos e brincadeiras em casa? Qual atividade não pode faltar no tempo livre da sua família? Conte para nós! Se você busca por produtos que vão adicionar muito conforto a cada momento do dia a dia dos pequenos, saiba que temos muitas opções na loja virtual da Santista!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!