6 dicas de como escolher cortina e acertar na compra

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

3 de dezembro de 2021

5 min de leitura
6 dicas de como escolher cortina e acertar na compra
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
6 dicas de como escolher cortina e acertar na compra
Dicas de décor

3 de dezembro de 2021

6 dicas de como escolher cortina e acertar na compra

Você tem dúvidas sobre como escolher cortina? Então veio ao lugar certo! Vamos explicar as principais maneiras de comprar corretamente essa peça tão essencial para as janelas de cada ambiente do seu lar. Confira!

As cortinas são artigos fundamentais tanto para a decoração quanto para a funcionalidade de um cômodo. Elas são reconhecidas por sua versatilidade e por sua excelente gama de modelos, formatos e materiais. Tire as suas dúvidas sobre como escolher a peça certa e transforme os espaços do seu lar!

como escolher cortinas 2

Toda a versatilidade das cortinas: entenda por que usá-las

Ter uma janela com uma paisagem bonita é praticamente ter um quadro vivo em casa para se ver todos os dias. Você concorda? Tem quem diz que as cortinas são as molduras dessa tela, além de muito mais. 

Afinal, esses itens são as responsáveis por cumprir as mais variadas funções, como controlar a luminosidade do cômodo, proteger os móveis dos raios solares, aumentar a privacidade, criar um clima aconchegante e, principalmente, fazer parte da decoração de onde estão instalados. 

Por esses motivos é tão importante saber como escolher o tamanho da cortina e outras características de sua aparência. Dentre tantas opções disponíveis nas lojas especializadas, você precisa ter as melhores dicas para comprar aquela que realmente se encaixa ao que você está buscando.

como escolher cortinas 2

6 dicas de como escolher cortina

Longas ou curtas? Corta-luz ou blackout? Lisas ou estampadas? É normal se sentir um tanto quanto confuso ao se deparar com essas diversas possibilidades de modelos. Mas não se preocupe: com as nossas sugestões de como escolher cortinas, você vai fazer uma excelente compra. Continue acompanhando!

1. Acerte no tamanho do modelo escolhido

Se você quer saber sobre como escolher cortina para sala, fique sabendo que os modelos longos podem ser adquiridos sem sombras de dúvidas. As cortinas longas são ideais para esse espaço por darem a impressão de alongar o pé direito e, assim, aumentarem a amplitude do ambiente. 

Além disso, as cortinas longas são as mais indicadas para as salas que têm varanda ou grandes janelas, cobrindo-as por inteiro com a elegância que esse cômodo pede. 

Ao entender como escolher cortina para quarto, saiba que os modelos mais curtos podem combinar, principalmente se você tiver um móvel logo abaixo da janela. No caso dos quartos infantis, as cortinas curtas ainda contam com o fato de serem as mais seguras.

como escolher cortinas 4

2. Combine a cor da cortina com o restante da decoração

Para criar um espaço com bastante harmonia visual, a cortina precisa ter uma aparência que combine com o que também faz parte da decoração. Assim, uma dica para saber como escolher cortina é dar preferência às opções neutras e que tenham uma tonalidade próxima aos demais itens presentes.

Por exemplo, você pode fazer uma combinação entre as cortinas e o tapete ou com os móveis, como o sofá ou a poltrona. Essa é uma dica importante para não deixar o ambiente pesado caso a cor da peça seja mais intensa.

como escolher cortinas 6

3. Para escolher o tecido, pense no objetivo da cortina

Outra das nossas dicas de cortina para quarto ou sala é em relação ao seu material. Cada tecido pode proporcionar um nível diferente de luminosidade e de controle de privacidade. Para acertar na escolha, considere qual será a principal função ou objetivo dessa peça.

Se for para deixar o ambiente em questão com menos luz e perfeito para uma sessão de cinema, prefira a cortina blackout. Ela garante o escurinho necessário. Mas se você estiver buscando um modelo que apenas tenha função decorativa e mais leve, opte pelos tecidos como o voil. E por aí vai!

como escolher cortinas 1

4. Não se esqueça de escolher o varão certo

Para entender como escolher varão para cortina, é importante considerar alguns fatores. Um deles é a espessura, isto é, o diâmetro desse item, já que ele precisa ser grosso o suficiente para aguentar o peso da cortina. Então, caso seja uma cortina com tecido mais pesado, o diâmetro do varão precisa ser maior.

5. Tem modelo certo para a cozinha?

Quem quer completar a cozinha com uma cortina precisa saber que as opções feitas com tecidos não são recomendados. Isso porque eles podem sujar com mais facilidade, principalmente com gordura. Por isso, ao saber como escolher cortina para cozinha, opte pelas versões que são mais fáceis de limpar.

como escolher cortinas 7

6. Por fim, mais uma dica sobre medidas

Para ficar posicionada perfeitamente, saiba que é muito importante verificar se a sua cortina nova tem a medida certa para deixar de 15 a 20 centímetros sobrando nas laterais, de forma que cubra a extensão da janela. 

O que você achou dessas dicas sobre como escolher cortina? Na Santista, você encontra modelos incríveis e que vão deixar os ambientes do seu lar ainda mais especiais. Que tal completar com itens de decoração, como plantas permanentes? Temos tudo isso e muito mais em nossa loja virtual. Acesse e confira! 

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!