Comidas de verão para saborear nos dias quentes

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

21 de setembro de 2021

7 min de leitura
Comidas de verão para saborear nos dias quentes
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
7 min de leitura
Comidas de verão para saborear nos dias quentes
Papo de cozinha

21 de setembro de 2021

Comidas de verão para saborear nos dias quentes

Os dias de calor são os favoritos de muitas pessoas por poderem ser aproveitados com passeios ao ar livre ou com atividades refrescantes, como curtir uma piscina. E claro que as comidas de verão não poderiam ficar de fora dessa lista, não é? Confira as receitas que deixam essa temporada ainda mais gostosa!

O que você mais gosta de comer quando as temperaturas sobem? Entre sorvetes, saladas caprichadas, sanduíches e outros, há diversas opções de pratos deliciosos que são mais leves ou refrescantes. Selecionamos algumas ideias de comidas para o verão para que você se inspire e prepare sempre que quiser. 

comidas de verão 2

4 ideias de comidas de verão para degustar nessa temporada

Nos dias de verão é comum sentir diferenças na rotina e no bem-estar. Afinal, o calor mexe com nosso organismo, e é necessário ter cuidados especiais, como beber mais água. Por isso, as comidas leves para dias quentes, além de deliciosas, são ideais para sentir mais disposição e ter uma boa digestão. 

1. Vamos começar com uma salada prática e muito gostosa?

Entre as opções de comidas frias para o verão temos a tradicional salada caesar. Para fazê-la são necessários poucos ingredientes e apenas alguns minutos do seu tempo. Vai ficar incrível e será uma receita imperdível para os dias quentes.

comidas de verão 3

Ingredientes

  • 3 maços de alface-romana ou outra folha de sua preferência;
  • ⅔ de xícara (chá) de maionese; 
  • ½ peito de frango já cozido e desfiado;
  • caldo de ½ limão;
  • 1 dente de alho;
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada;
  • Queijo parmesão ralado a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

1. O primeiro passo é lavar as folhas de alface em água corrente para limpá-las bem antes de consumir. Depois de tirar as sujeirinhas, não se esqueça de secar bem em uma centrífuga de saladas ou do jeito que preferir;

2. Em seguida, vamos preparar o molho da salada caesar. Pegue apenas a ponta do dente de alho e rale. Isso dará o perfume do molhinho. Junte o caldo de limão, a água, a maionese e o sal. Misture bem para que a consistência fique homogênea; 

3. Escolha uma tigela e pique as folhas com a mão mesmo. Coloque o frango que já estava preparado, acrescente o molho e mexa para tudo se integrar. Para finalizar, você pode ralar um pouco de queijo parmesão e croutons. Pronto!

Viu só como a salada caesar é super-rápida de preparar? Ela nem precisa de muitas panelas e utensílios para ser feita e pode ser uma receita curinga para as comidas de verão. Saboreie e sinta a leveza deste prato!

2. Os peixes são excelentes para o verão! Saiba como fazer filé de pescada com molho de alcaparras

comidas de verão 4

Seja para impressionar quem você ama ou para cozinhar um incrível prato para você mesma, a receita de filé de pescada com molho de alcaparras é uma das comidas fáceis de fazer que você vai amar. 

Ingredientes

  • 500 g de filé de pescada branca;
  • 50 ml de manteiga;
  • 200 g de batatas;
  • 3 limões;
  • 10 g de alcaparras;
  • Sal a gosto;
  • Salsinha a gosto.

Modo de preparo

1. Primeiramente, pegue os filés de pescada e tempere com sal e limão. Em seguida, grelhe e deixe reservado;

2. Agora, prepare as batatas. É só cozinhar as batatas em água e uma pitada de sal;

3. Em uma assadeira, junte os filés grelhados e as batatas. Adicione também as alcaparras e a manteiga. Asse em 250 °C por 10 minutos. No final a manteiga deve estar bem derretida para que possa penetrar no peixe;

4. Finalize com a salsinha picada por cima e pode servir! Ficou pronto o seu almoço de verão

Os peixes fazem parte das comidas refrescantes para o verão por serem mais leves do que outras proteínas e combinarem com diferentes formas de preparo, como frios em sanduíches, com limão ou até mesmo crus. Qual é o seu jeito preferido de cozinhar esses tipos de comidas de verão? 

comidas de verão 5

3. Deguste os diversos sabores do cuscuz marroquino

Essa receita de comidas de verão é um prato clássico de muitas famílias. Apesar de precisar de mais ingredientes do que os pratos citados acima, fica tão gostoso quanto. Aqui vale também personalizar com as suas preferências e acrescentar o que você mais gostar.

Ingredientes

  • 2 copos americanos de água fervendo;
  • 1 copo americano de cuscuz marroquino;
  • 1 tablete de caldo de legumes;
  • 6 colheres de sopa de cebola picadinha;
  • 2 dentes de alho picadinhos;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 4 colheres de sopa de uvas-passas;
  • 4 colheres de sopa de damascos picados;
  • 100g de amêndoas laminadas e torradas;
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada;
  • sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

1. Esquente uma frigideira e coloque azeite. Frite o alho, a cebola e as amêndoas. Depois, acrescente o damasco e as uvas passas;

2. Em um outro recipiente, junte o caldo de legumes na água fervente para dissolver. Em seguida, coloque a manteiga e o cuscuz. Como ele deve absorver toda a água, é preciso deixá-lo coberto e descansar por cinco minutos;

3. Com o fim desse tempo, misture os outros ingredientes já feitos com o cuscuz. Acrescente o sal, a salsinha e a pimenta a gosto. 

A sua cozinha com certeza ficará inundada com os cheiros desse preparo. É um surpreendente prato para servir em dias especiais ou para quebrar a monotonia do dia a dia. Experimente!

Essas comidas de verão estão te dando água na boca? Pois saiba que ainda vamos fechar com mais uma comida típica do verão e que faz parte de muitas famílias: o bolo gelado de coco. 

4. Para fechar, um doce bem geladinho! 

Agora que você já sabe algumas ideias de receitas de almoço leve para o verão, chegou o momento de fechar com uma sobremesa. E o bolo gelado de coco não pode ficar de fora do seu verão! Esse doce é ideal para agradar diferentes paladares, principalmente o das crianças. 

comidas de verão 6

Ingredientes da massa

  • 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 5 ovos em temperatura ambiente;
  • 1 ½ xícara (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de leite integral;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó.

Modo de preparo

1. Preaqueça o seu forno a 180 ºC. Em seguida, escolha uma assadeira ou refratário e unte com manteiga, polvilhando com farinha de trigo. Tire o excesso e reserve;

2. Agora, misture o fermento com a farinha em uma tigela;

3. Pegue uma outra tigela (pode ser pequena), quebre os ovos um de cada vez e separe a clara da gema. Passe as claras para a batedeira e bata até ficar em ponto de neve; 

4. Coloque as gemas separadamente na batedeira, lembrando que é preciso diminuir a velocidade. E continue batendo para incorporar. Complemente com o açúcar aos poucos e vá batendo para deixar bem misturado;

5. Na mesma tigela da batedeira coloque ⅓ da farinha, sempre passando na peneira, e misture com movimentos de baixo para cima. Adicione metade do leite e continue misturando. Coloque mais ⅓ da farinha, o restante do leite e complete com o que sobrar de farinha;

6. Passe a massa para a assadeira e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. E pronto!

Ingredientes da calda

  • 1 ½ xícara (chá) de coco ralado seco;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 ¾ de xícara (chá) de leite;
  • ¾ de xícara (chá) de leite de coco caseiro, cerca de 200 ml.

Modo de preparo

1. Comece misturando o leite, o leite de coco e o leite condensado;

2. Em seguida, com o bolo ainda na assadeira, faça furos em toda a sua superfície para que, ao regar a calda, ela entre em todo o bolo e deixe bem molhadinho;Regue a calda enquanto o bolo ainda estiver morno. Deixe por pelo menos duas horas na geladeira para que fique gelado e com a calda firme;

3. Após esse tempo, faça as fatias no bolo e, retirando uma de cada vez, passe no coco ralado. Se não for servir na hora, volte para a geladeira para garantir a temperatura perfeita para os dias de verão. 

Esse bolo é uma ótima receita de comida fria para o verão por ser geladinho e macio, além de doce no ponto certo. Não tem quem resista aos seus sabores. Faça em casa e surpreenda sua família!

Conte para nós: quais comidas leves e comidas de verão não podem faltar na sua casa durante essa temporada de altas temperaturas? Na Santista temos utensílios de cozinha e muito mais para você fazer cada preparo com muita praticidade.

Acesse a nossa loja virtual e navegue por nossas categorias para saber tudo o que temos para complementar a sua casa com muito conforto, aconchego e beleza. O seu lar é o nosso lugar!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!