Como montar mesa posta para café da manhã

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

30 de novembro de 2021

5 min de leitura
Como montar mesa posta para café da manhã
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Como montar mesa posta para café da manhã
Receber & Celebrar

30 de novembro de 2021

Como montar mesa posta para café da manhã

Se você não dispensa começar o dia da melhor maneira possível e com muito sabor, investir na mesa posta para café da manhã é uma excelente ideia. Com muito charme e delicadeza, você sentirá diferença ao fazer a primeira refeição do dia com tudo completinho. 

Para ajudar você a montar mesa de café da manhã, selecionamos as principais dicas e sugestões para uma ótima composição de itens, decoração e muito mais. Saiba como impressionar quem você ama e surpreender seus convidados nesse primeiro momento da rotina. Vem com a gente!

Para impressionar: saiba como montar a mesa posta para café da manhã

mesa posta para café da manhã 1
Santista – Campanha Café da Manhã do Brasil

Você já imaginou acordar e ter uma linda mesa posta te esperando? Não tem como dizer que esse não é um delicioso jeito de começar a manhã. Além de comidinhas saborosas e as suas preferidas, tudo alinhado e arrumado ficará ainda mais especial. 

Por isso, ficar por dentro de como fazer a composição perfeita da sua mesa posta para café da manhã é essencial: é um agrado para você mesma e para as pessoas com quem você irá compartilhar essa refeição. Quer saber as principais dicas e algumas inspirações para caprichar na sua? Olha só!

Dica nº 1 – Com um quê de informalidade

Dentre todas as ocasiões em que são feitas as mesas postas, a do café da manhã é a situação mais voltada para o informal. Ou seja, você precisa se atentar aos detalhes da composição ideal, mas sem as mesmas regras que seriam aplicadas no caso de um jantar formal, por exemplo.

Assim, é importante saber como fazer a mesa posta para café da manhã de um jeito que impressione e surpreenda, mas sem restringir a informalidade que um belo começo de dia pode ter. Para isso, você não precisa gastar muito dinheiro, já que é possível montar uma composição com as peças que já tem em casa.

mesa posta para café da manhã 5

Dica nº 2 – Defina o número de pessoas e o cardápio

Outra etapa essencial da montagem da sua mesa posta para café da manhã é saber quantos convidados estarão presentes e o que será servido para eles. Esses são dois fatores que influenciam na escolha dos itens dispostos na composição, assim como o número de lugares que deve ter.

No caso do café da manhã, não podem faltar os alimentos que mais combinam com essa refeição: pães, bolos, queijos, frios, tortas e salgados, panquecas, café e outros pratos que forem do seu agrado, assim como dos convidados. Ao organizar as receitas que serão servidas, é possível saber quais utensílios você precisará.

Saber como montar mesa de café da manhã não tem segredo: basta fazer tudo com cuidado e carinho para que seja um momento inesquecível a ser compartilhado com os seus convidados. Assim, uma mesa com pratos deliciosos e lugares definidos irá encantar a todos. 

mesa posta para café da manhã 4

Dica nº 3 – Próximo passo: compor a base da mesa

Definir qual será a base da mesa é tão importante no caso do café da manhã quanto nas demais ocasiões. Por se tratar do início do dia, você pode optar por toalhas ou jogos americanos mais sutis, delicados e neutros, se preferir. Não se esqueça do guardanapo para um toque extra!

Desse modo, será possível criar um clima sem muitas formalidades, mas ainda assim aconchegante e descontraído, perfeito para ser o cenário de novas lembranças com quem você ama.

Dica nº 4 – Os itens indispensáveis

Em seguida, para montar uma mesa de café da manhã completa, é hora de separar os talheres, as louças, as taças e outros itens para essa refeição. Selecione aqueles que você já tem em casa e que acrescentam um toque de charme à sua composição.

Para te ajudar a não deixar faltar nada, preparamos uma lista com os utensílios necessários para a sua mesa posta para café da manhã, que serão utilizados para saborear os pratos da ocasião:

mesa posta para café da manhã 3
Santista – Campanha Café da Manhã do Brasil
  • xícaras e canecas;
  • copos para suco ou água;
  • prato de bolo e/ou sobremesa;
  • talheres;
  • prato raso;
  • faca de pão;
  • porta-frios e porta-queijo;
  • manteigueira.
mesa posta

Lembre-se de adaptar essa lista para o que será realmente servido e de acordo com as peças que você tem em casa, de forma que montar a sua mesa posta para café da manhã seja uma tarefa agradável, não desgastante.

Dica nº 5 – Dê o toque final com a decoração

A mesa posta nada mais é do que a disposição dos itens de mesa com uma boa aparência. Por isso, saber como montar uma linda mesa de café da manhã tem tudo a ver com entender como fazer a decoração.

Dê preferência para arranjos de flores e outros itens decorativos mais delicados para que não pesem na composição como um todo. As flores e plantas vão adicionar leveza a esse momento e surpreender os seus convidados.

Outra dica é não servir nada com embalagem. Prefira usar travessas, pratos diferenciados ou organizadores de alimentos para dispor cada comida em uma parte da mesa, criando um visual limpo e elegante.

Gostou das nossas dicas para montar mesa de café da manhã? Esperamos que você inspire-se e aplique essas dicas na sua casa. Não deixe de conferir na loja virtual da Santista tudo o que você precisa para uma mesa posta completa. Acesse!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!