Como usar paleta de cores neutras na decoração

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

17 de fevereiro de 2022

5 min de leitura
Como usar paleta de cores neutras na decoração
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Como usar paleta de cores neutras na decoração
Dicas de décor

17 de fevereiro de 2022

Como usar paleta de cores neutras na decoração

Ao contrário do que dizem, a paleta de cores neutras não deixa a decoração sem personalidade. Essas tonalidades são perfeitas para acrescentar diferentes benefícios aos ambientes de uma casa ou apartamento, além de serem curingas para acertar no toque de elegância. 

Você tem dúvida sobre esse assunto? Então continue com a gente porque logo a seguir vamos falar o que são cores neutras, quais são, como usar, suas vantagens e as principais maneiras de aplicar no décor do seu lar. Vem!

paleta de cores neutras

Cores neutras: você sabe quais tonalidades estão nessa paleta?

Se você quer saber quais são as cores neutras, hoje terá a resposta. A paleta de cores neutras é composta pelas tonalidades branco, cinza, preto, marrom e tons de bege. 

Além disso, são consideradas também as variações desses tons neutros. Desse modo, é possível encontrar uma boa diversidade de tonalidades para escolher quais delas você deseja ter em sua decoração, assim como suas combinações. 

Pinterest

Descubra as vantagens de usar essas cores

Um estilo e composição de décor são maneiras de expressar o que queremos transmitir no espaço, assim como mostrar qual é a personalidade do morador da casa. A paleta de cores neutras é ideal para quem busca a sensação de leveza e sofisticação.

Outra característica das cores neutras é que elas são capazes de causar a impressão de amplitude no cômodo, bem como aumentam a luminosidade por refletirem a entrada de luz. Então, se você tem um espaço pequeno e quer aumentá-lo sem obras, por que não apostar nessa paleta de tonalidades?

paleta de cores neutras

Nem toda decoração precisa ser cheia de cor, não é? Por isso, ao ter uma composição com as cores ditas acima, você estará em um local que remete tranquilidade, o que irá aumentar o seu bem-estar e poderá até mesmo ajudar nos momentos de descanso. 

Quer mais motivos para investir na paleta de cores neutras? Nós temos: elas deixam qualquer decoração atemporal, não provocam cansaço visual, oferecem conforto e existem diversas maneiras de como usá-las para não ficar nada sem graça. 

Entenda como usar a paleta de cores neutras

Relacionadas ao estilo minimalista e contemporâneo, as cores frias e neutras podem ser inseridas de diferentes modos na decoração. Existe a possibilidade de brincar com os tons que conversam entre si ou apostar nas texturas com essas cores. 

paleta de cores neutras

Nos móveis

Já pensou em mobiliar a sua casa com móveis que não sejam coloridos? Nesse caso, as opções são muitas, como um sofá bege ou cinza, um aparador branco, uma estante marrom e por aí vai. Escolha o que mais combina com o seu estilo e dificilmente você irá ficar enjoada dessas cores. 

Que tal fazer um cômodo inteiro com móveis na mesma cor? Por exemplo, decore seu escritório com apenas móveis cinzas e deixe as tonalidades mais vivas para os enfeites. Dessa forma, você ainda terá o benefício de aumentar seu foco no trabalho, já que a paleta de cores neutras não distrai, como dissemos anteriormente. 

paleta de cores neutras

Na parede

As cores neutras para casa são versáteis até mesmo para as paredes. Além de darem a sensação de amplitude do cômodo, elas podem fazer com que os ambientes fiquem mais claros. 

Pintando as paredes de branco, cinza, bege ou tonalidades relacionadas, você pode complementar com quadros. Sejam coloridos ou não, esses elementos são ideais para formar uma aparência cheia de vida e personalidade. 

Você também pode fazer a paleta de cores neutras para parede com outro recurso bem prático e versátil: o papel de parede. Dentre as diversas opções disponíveis, é possível escolher entre lisos ou com texturas. 

paleta de cores neutras

Nos têxteis

Você ainda tem outras tantas maneiras de brincar com a paleta de cores tons neutros ao optar por artigos têxteis nessas tonalidades. Aqui vale tapete, cortina, enxoval de mesa, cama e banho. Explore as diferentes possibilidades e experimente as combinações. 

Uma ideia é escolher modelos de cortinas que sejam beges ou brancas, permitindo ainda mais a entrada de luz no ambiente. Que tal um tapete preto ou cinza para ser o destaque da sua sala? 

A sua cama também poderá ficar elegante e com uma dose de modernidade ao ser montada com peças neutras, independentemente de serem estampadas ou lisas. Assim, seu quarto será renovado com esse enxoval.

paleta de cores neutras

Agora que você já sabe as principais maneiras de combinar e usar as tonalidades neutras, é só colocar a sua criatividade e personalidade em prática. As cores neutras para casa vão bem com tudo e podem ser a base de toda a sua decoração, acrescentando objetos mais coloridos. 


Como você usa a paleta de cores neutras na decoração da sua casa? Na Santista, você encontra os itens que mais combinam com o seu lar e em uma excelente variedade de cores. Não deixe para depois e vá já navegar por nosso site!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!