Conheça as boas práticas de como cultivar suculentas

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

24 de fevereiro de 2022

5 min de leitura
Conheça as boas práticas de como cultivar suculentas
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Conheça as boas práticas de como cultivar suculentas
Dicas de décor

24 de fevereiro de 2022

Conheça as boas práticas de como cultivar suculentas

Ter mais verde na sua casa pode ser muito mais simples do que você pensa, sabia? Sabendo como cultivar suculentas, você pode preencher cada cantinho com a beleza dessa plantinha e toda a sua praticidade nos cuidados. 

O cultivo de suculentas é, de modo geral, bem simples, e vamos explicar tudo para você a seguir. Assim, vai ser só escolher as espécies que você mais gostar e pronto! A natureza estará presente no seu lar com muita facilidade e charme.

Você sabe quais são as vantagens de ter suculentas em casa?

As suculentas são perfeitas para quem é iniciante e está entrando no universo das plantas. Afinal, elas são tão fáceis e simples de serem cuidadas que ninguém terá dificuldade. Vamos te mostrar que até mesmo quem pensa não ser bom com natureza pode se dar bem com essa espécie. 

Elas são conhecidas por suas diversas formas, cores e texturas, sendo esta uma característica que mostra como as suculentas podem ser usadas na decoração de um ambiente e na composição do estilo do seu lar. 

Sua grande variedade de espécies possibilita a criação de combinações, de forma que você possa escolher as suas preferidas e plantá-las no mesmo recipiente. Assim, basta escolher os mais lindos vasos para suculentas e qualquer espaço ficará mais charmoso, como o centro de mesa, sua estante ou aparador. 

Além disso, os muitos tipos de suculentas podem ficar em áreas internas e externas. O importante é que tenha sol ou um alto grau de luminosidade, como perto de janelas ou na varanda, para que elas possam dar um toque de verde e muita vida para o seu espaço. 

Tire as suas dúvidas: 4 dicas de como cultivar suculentas

Entender como cuidar da planta suculenta não é um bicho de sete cabeças como você pode estar pensando. Elas só precisam de alguns cuidados específicos e outras boas práticas para que possam viver bastante. Vamos falar mais sobre isso? Vem!

1. Dê muita luz

Para saber como cultivar suculentas, é essencial ter em mente que tudo começa achando um lugar em que essas plantinhas recebam bastante luminosidade. Seja sol, mas não o dia todo, ou muita claridade, ambos são cenários bons para elas. 

As suculentas são vistas como plantas fáceis de cuidar justamente por não pedirem manutenção com uma grande frequência nem nada trabalhoso para continuarem com saúde. Receber uma boa quantidade de luz já é um bom começo para elas crescerem todas bonitinhas. 

2. Pouquíssima água para elas

A principal causa que pode levar as suculentas a morrerem é excesso de água. Diferentemente de espécies de folhagens, elas são plantas que acumulam líquido em suas folhas, por isso, são mais “gordinhas”. 

Isso faz com que elas precisem de quase nada de regas, o que evita que as suas raízes apodreçam. Uma dica de como cultivar suculentas sabendo a quantidade certa de água é molhá-las, no máximo, uma vez por semana, sempre deixando cair direto na terra. 

Se você morar em locais mais úmidos, essa característica pode ser um fator que influencia na rega das suas suculentas. Do mesmo jeito que as estações impactam, já que no inverno, por exemplo, você pode diminuir mais um pouquinho a quantidade de água por vez.

3. Cuidando da casa delas: o solo

Ao plantar suculenta ou comprar os arranjos prontos, há um detalhe fundamental para o bom cultivo: um solo que seja ideal para as necessidades dela. No caso das suculentas, é recomendado o solo mais arenoso e seco. 

Para isso, você pode mesclar camadas de terra com um pouco de areia própria para o cultivo de plantas. Essa é uma maneira de como cultivar suculentas que ajuda para que a água possa ser drenada do jeito que elas precisam e não encharque as raízes. 

como cultivar suculentas

4. Por fim, o vaso

Sem segredos por aqui também. Afinal, as suculentas podem ser plantadas em diversos recipientes, desde que sejam vasos com espaço para as suas raízes crescerem. 

É comum encontrar suculentas plantadas em canecas, xícaras, pequenos potes e por aí vai. Isso não tem problema nenhum se forem poucas espécies e plantinhas cultivadas juntas num mesmo espaço. Não deixe de reparar se está apertado. Se estiver, é legal adquirir um novo vaso para elas. 

Dica extra: entenda sobre as espécies

Já falamos sobre como as suculentas são fáceis de cuidar por serem fortes e resistentes. No entanto, além de ser necessário ter delicadeza para manuseá-las, principalmente ao replantar e mudar de vaso, uma boa dica é saber do que cada tipo de suculenta realmente precisa. 

O seu jardim de suculentas pode reunir diferentes tipos dessa plantinha, o que faz com que exista a chance de terem algumas pequenas diferenças entre elas, como mais ou menos luz ou precisar de uma outra quantidade de água. Por isso, ao comprar suas suculentas, busque entender melhor sobre a espécie em questão.


Esperamos que as nossas dicas e recomendações de como cultivar suculentas tenham sido interessantes para você e, claro, que tenham te ajudado. Agora, que tal navegar pela loja virtual da Santista e conhecer nossos produtos?

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!