Descubra como decorar seu lar com cores escuras

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

24 de maio de 2022

4 min de leitura
Descubra como decorar seu lar com cores escuras
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
Descubra como decorar seu lar com cores escuras
Dicas de décor

24 de maio de 2022

Descubra como decorar seu lar com cores escuras

As cores escuras acrescentam elegância e sofisticação aos ambientes. Entretanto, é importante saber utilizá-las corretamente na decoração para não deixar os cômodos da sua casa com um ar mais denso, parecendo ser menores. 

Preto, azul-marinho, chumbo, marrom, entre outras são as principais tonalidades na paleta de cores escuras. Elas estão presentes em diferentes estilos de décor, como o gótico suave, e podem ser inseridas na composição do seu lar de diversos modos. 

Quer saber tudo sobre o assunto? Então, continue a leitura. Vamos te mostrar as dicas mais relevantes!

cores escuras 4

Cores escuras no décor: 4 dicas de uso

Algumas pessoas se preocupam com o fato das cores escuras para a casa causarem a impressão de ambientes mais apertados. No entanto, quando usadas com cuidado, essas tonalidades são ideais para transformar o seu lar com muita personalidade. Saiba como a seguir.

1. Pinte as paredes com cores escuras

Se você deseja ter paredes em cores escuras, saiba que, nesse caso, é preciso considerar que menos é mais. Isso porque, se todas as paredes forem assim, o ambiente pode ficar carregado, parecendo bem menor.

No entanto, você pode pintar uma ou duas paredes em cores escuras para a sala ou para os demais ambientes, mantendo as outras laterais e o teto do cômodo em tonalidades claras, como o branco. Essa é uma maneira de preservar o equilíbrio do décor e não impactar negativamente o tamanho do espaço.

cores escuras 6

Especialistas em decoração também indicam que o acabamento das paredes seja fosco, criando uma aparência mais elegante. Aliás, você pode experimentar usar papel de parede em tonalidades escuras, com textura ou não, em vez de pintar as superfícies. Existem diversos modelos para você escolher.

2. Adicione as cores nos móveis

Uma segunda alternativa para decorar a sua casa com cores escuras é apostar em móveis que acompanhem essa paleta. Normalmente, isso é mais comum na cozinha, tanto nos eletrodomésticos quanto nos armários. Entretanto, você também pode investir em um décor que siga essa tendência.

cores escuras 2

Se você deseja inovar, mas tem receio de diminuir o ambiente, existe a opção de usar móveis pequenos em cores escuras, como mesas de cabeceira, poltronas, sofás e outras peças de mobiliário. Assim, esses itens podem ser o destaque do ambiente, mantendo a elegância.

É preferível que esses artigos tenham acabamento em verniz, trazendo mais alegria e vivacidade ao ambiente. Além disso, essa característica adiciona sofisticação e personalidade ao cômodo.

3. Descubra como usá-las no enxoval

Se você quer saber como usar as cores escuras para quarto, uma sugestão é aplicar essa ideia nos artigos têxteis. Afinal, eles também fazem parte da decoração, pois ficam presentes nos ambientes, como no quarto e na sala. 

cores escuras 8

Uma cama posta bem arrumada, com um jogo escuro de cama de solteiro, vai transformar o quarto dos mais novos, priorizando o estilo que eles gostam. As roupas de cama podem ter texturas ou ser lisas, basta você escolher as que mais harmonizam com o restante da decoração.

Já no quarto dos adultos, o jogo azul-escuro de cama de casal pode ser o ponto focal da aparência do ambiente. Como o móvel desse cômodo é maior, ocupando mais espaço, fica incrível utilizar uma cor mais marcante e forte para equilibrar com os demais itens presentes no local.

cores escuras 7

4. Mescle com cores vivas e claras

Para usar as cores escuras na sua casa com sabedoria, você pode misturá-las com elementos de tonalidades diferentes, como as cortinas com tons claros ou os mobiliários coloridos. 

Assim, o ambiente não aparenta estar sobrecarregado ou ser menor, resultando em uma composição harmoniosa e equilibrada. A elegância fica presente em toda a aparência, impressionando as suas visitas. 

Também há como incluir as cores escuras nos móveis e nas paredes, combinando-as com outros acabamentos. Por exemplo: tenha uma parede de tijolos contraposta a um armário preto ou acrescente diversas plantas ao ambiente, junto a mobiliários com tonalidades mais fechadas. 

cores escuras 5

Tudo para seu lar na Santista

Gostou de saber como usar as cores escuras na sua decoração? Então, agora, você pode escolher as peças certas para a sua casa aqui, na loja virtual da Santista. Temos diferentes categorias para compor o seu lar e torná-lo o melhor do mundo! Afinal, você merece esse aconchego, que é a sua cara.

De enxoval de cama e banho à mesa, além de itens de decoração, pequenos móveis e utensílios de cozinha, os nossos produtos vão fazer parte de diferentes momentos da sua rotina, levando muito conforto, bem-estar e alta qualidade para você e sua família. Encontre tudo o que precisa em nossas categorias.

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA® sem sair de casa!