Encontramos a fonte da juventude: o sono!

Persono Por Persono

17 de dezembro de 2021

5 min de leitura
Encontramos a fonte da juventude: o sono!
Persono Por Persono
5 min de leitura
Encontramos a fonte da juventude: o sono!
Viver bem

17 de dezembro de 2021

Encontramos a fonte da juventude: o sono!

Desde os tempos mais antigos, a humanidade busca maneiras de prolongar a vida. A ciência e a medicina avançam sem parar, mas a verdade é que ainda não encontramos a Pedra Filosofal que os alquimistas da Idade Média tanto perseguiam. Bom, pode ser que a eternidade nunca chegue, mas a fonte da juventude já está entre nós. Aliás, sempre esteve. Estamos falando do sono.

Quer ver só? Pense em uma parte ou órgão do seu corpo, qualquer um.

Pensou? Pois bem, essa parte que você escolheu é beneficiada pelo sono, até porque todas são. Da unha do dedão do pé ao último fio de cabelo, não existe uma função do seu corpo que não precise dormir. 

O sono, ao lado da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos, faz parte do chamado tripé da saúde. Não existe vida saudável sem noite saudável. Sono é sinônimo de saúde e de longevidade e por isso pode sim ser considerado a grande fonte da juventude. 

Dormir mal envelhece mais rápido

Uma das maiores autoridades em temas de sono do mundo, o neurocientista Matthew Walker, tem uma frase que ele usa em suas palestras que é igualmente chocante, importante e verdadeira:

“Quanto mais curto for o seu sono, mais curta será a sua vida”

Isso não quer dizer que quem dorme bem não vai envelhecer. O tempo passa para todo mundo. Isso quer dizer que quem dorme mal envelhece mais rápido, tanto na aparência quanto no organismo.

E para isso não são necessários anos e anos. Uma única noite de sono ruim faz as células adultas envelhecerem mais rapidamente, acelerando a aparição de doenças cardiovasculares e de câncer, entre outros.

A sua pele é uma grande dedo-duro

Você acha que consegue disfarçar que dorme mal tomando energético? Sinto informar que a pessoa mais enganada é você. 

O maior órgão do corpo humano, a pele, vai sempre te entregar quando você estiver passando noites em claro. Veja as olheiras, por exemplo. O escurecimento e flacidez da região dos olhos só aparece porque não existe uma troca celular adequada. Isso acontece quando dormimos. Se não dormir… 

A privação do sono também é diretamente responsável pelo envelhecimento precoce da pele, intensificando a aparição das linhas finas e da pigmentação irregular, além de fazer decair a produção de colágeno.

Buscando longevidade: dicas de sono para pessoas mais velhas

Nunca é cedo demais para dar uma guinada na qualidade do sono e começar a dormir melhor. Também nunca é tarde demais. 

Abaixo, separamos algumas dicas de sono especialmente pensadas em pessoas mais velhas em busca da longevidade, mas que elas servem para qualquer um, de qualquer idade. 

Higiene do sono

A higiene do sono nada mais é do que a criação de uma rotina de sono. Do mesmo jeito que treinamos o corpo na academia, podemos e devemos treinar a mente para a hora de dormir. 

Ao criar essa rotina e eliminar fatores estressores do sono, como a luz, o seu cérebro vai assimilando com o tempo de que este é o momento de começar a desacelerar e se preparar para dormir. A higiene do sono se torna um gatilho positivo para o sono.

Evitar comer ou beber muito perto da hora de dormir

Enquanto estamos dormindo, passamos algumas vezes pelas quatro fases do sono: não-REM 1, não-REM 2, não-REM 3 (conhecido como sono profundo) e sono REM. Cada uma dessas fases têm diferentes funções e vai ficando mais curta ou mais longa com o passar das horas. Essa continuidade é fundamental.

Quando você acorda com vontade de ir ao banheiro, você interrompe esses ciclos e volta à estaca zero. Isso prejudica sobretudo o sono REM, responsável por exemplo pela consolidação das memórias. 

Quando come ou bebe antes de dormir, você deixa o seu corpo mais agitado e aumenta as chances de despertar de madrugada e sofrer com esses prejuízos.

Sobre o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas não precisamos nem comentar, né?

A luz não é tão ruim assim… 

… se ela for bem usada, é claro. A liberação do hormônio do sono, a melatonina, é regulada pela claridade do dia e a escuridão da noite. É por isso que os eletrônicos são inimigos da hora de dormir. 

Já a exposição ao sol de dia pode ajudar a diminuir mais de 80% o tempo que uma pessoa leva para dormir, chamado de latência do sono. Pessoas com insônia também são beneficiadas pelo sol matinal.

+ Leia mais: 22 dicas para dormir melhor e se aproximar da fonte da juventude

Quer saber se está dormindo bem mesmo? A tecnologia vai te ajudar

Assim como a luz, a tecnologia pode sim ajudar a melhorar o sono e, consequentemente, a longevidade. Afinal, a gente não consegue melhorar aquilo que não consegue medir. 

Lançado em Edição Beta, o Persono lançou um travesseiro com a tecnologia exclusiva de monitoramento de sono do sensor Persono Sense, que analisa o seu sono para oferecer um relatório personalizado no aplicativo. O melhor de tudo? Esse sensor vem embutido nas camadas internas do travesseiro e fica imperceptível ao toque; você não vai nem perceber que ele está ali!

E falando em conforto, o travesseiro tem cinco camadas que você pode remover para ajustar a altura de acordo com a sua preferência. Tem como ser melhor?

Para saber mais sobre o Persono – Beta Edition e comprar o seu, acesse: https://santistadecora.com.br/persono

Boa noite e boa vida!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Persono

Persono

O Persono é uma unidade de negócios da Coteminas que alia conteúdo, tecnologias e soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do sono.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!