Entenda como melhorar a qualidade do sono

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

22 de novembro de 2021

5 min de leitura
Entenda como melhorar a qualidade do sono
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Entenda como melhorar a qualidade do sono
Viver bem

22 de novembro de 2021

Entenda como melhorar a qualidade do sono

Qualidade de vida tem tudo a ver com uma excelente qualidade do sono. Afinal, dormir bem vai muito além de descansar por longas horas; envolve cuidar da sua saúde como um todo.

Por isso, se você está em busca de saber como melhorar a qualidade do sono, está no lugar certo. Continue acompanhando o nosso conteúdo e entenda mais sobre essa necessidade tão importante para a sua saúde física e mental. Vamos lá?

qualidade do sono 5

Você sabe qual é a importância da qualidade do sono?

Há quem pense que a qualidade do sono está relacionada apenas com dormir por horas. No entanto, ao passar noites e madrugadas repousando em sua cama, você precisa observar se é algo que ajuda na sua recuperação e proporciona mais disposição para executar as tarefas do dia a dia.

E é aí que entra a qualidade do sono. Existem diversas maneiras e importantes hábitos que auxiliam de fato a descansar ao dormir e a melhorar a qualidade do sono, cuidando diretamente da sua saúde. 

Afinal, acontecem atividades essenciais no nosso organismo enquanto dormimos, como desenvolvimento dos hormônios de crescimento e outros, regulação do peso, aprimoramento da imunidade, redução do estresse e muito mais.

Ou seja, a má qualidade do sono é algo que causa impactos na sua saúde, podendo gerar sérias doenças, aumento do estresse e sentimentos relacionados, falta de foco e disposição para as tarefas do dia, entre outros efeitos. 

qualidade do sono 6

4 dicas de como melhorar a qualidade do sono

Agora que você sabe da importância da qualidade do sono, que tal entender como dormir melhor? Nós separamos os principais hábitos que devem ser acrescentados à sua rotina para que você consiga ter uma boa noite de sono. 

Dica 1 – Evite atividades e comidas estimulantes antes de dormir

Se a ideia é entender como dormir melhor à noite e desenvolver a qualidade do sono, saiba que é preciso começar algumas horas antes de deitar na cama, com um delicioso jogo de lençol. Dessa forma, o seu corpo passa a entender que está na hora de diminuir o ritmo e de relaxar. 

Para isso, evite praticar atividades físicas de alta intensidade nas horas antes de dormir, evite comidas pesadas e com muito açúcar, bebidas estimulantes, como café e álcool, e prefira ficar longe de telas de televisão e celulares. Uma dica é parar com essas atividades com no mínimo duas horas de antecedência.

qualidade do sono 7

Dica 2 – Transforme o seu quarto em local aconchegante

O local em que você dorme afeta o seu sono. Assim, é essencial que o seu quarto seja silencioso, escuro e repleto de aconchego. Busque criar esse ambiente para que o seu corpo consiga relaxar completamente ao longo das horas, melhorando a sua qualidade do sono. 

Também é importante que você não seja interrompido nem tenha distrações. Então, se possível, desligue os aparelhos eletrônicos, apague completamente as luzes e o que mais for necessário para o seu quarto ficar aconchegante.

qualidade do sono 4

Dica 3 – Prefira dormir sempre no mesmo horário

Você sabia que ter uma rotina de noite ajuda na qualidade do sono? Isso acontece porque dessa forma o seu cérebro passa a entender melhor o que você faz antes de se deitar e em qual horário você costuma dormir. 

Por esse motivo, médicos e especialistas indicam que o momento de dormir seja respeitado e, acima de tudo, ocorra sempre no mesmo horário. É uma maneira de acostumar o seu organismo a relaxar e repousar.

qualidade do sono 3

Dica 4 – Faça com que a sua cama seja muito confortável

Outra dica de como melhorar qualidade do sono está relacionada com a escolha do enxoval de cama. Afinal, ter um verdadeiro refúgio de conforto certamente auxilia a descansar por mais tempo.

Se você gostou dessa ideia, que tal investir em bons lençóis, travesseiros e peças que vão te aquecer, como colchas e edredons? Artigos têxteis de excelente qualidade possibilitam que você durma em uma cama acolhedora e macia.

Conheça o Persono: o travesseiro inteligente que cuida da sua saúde

Fonte: Persono

Cuidar do seu sono está diretamente ligado com cuidar da sua saúde. Como foi dito acima, a importância de dar atenção para ter qualidade do sono é gigantesca e afeta a sua vida como um todo, então é interessante aprender como dormir melhor e mais rápido. Atualmente, é possível contar com a ajuda da tecnologia.

Conheça o travesseiro Persono! Com cinco camadas, ele tem uma tecnologia específica que monitora o seu sono de uma maneira nada invasiva e que você nem percebe enquanto dorme. Em seguida, pela manhã é só acessar o aplicativo e conferir os dados sobre a qualidade do sono. 

A transmissão de informações é feita sem fio, e o travesseiro é extremamente confortável. Com essa peça, você fica sabendo quanto tempo demorou para dormir, quantas vezes acordou e quanto tempo você teve em cada camada de sono, assim como outras importantes informações sobre a regularidade do seu descanso. 

Tendo esses dados em mãos, você pode apresentá-los para os seus médicos e entender com mais propriedade a respeito da qualidade do sono, podendo saber se há algo para melhorar. Uma maneira incrível de cuidar da sua saúde, não é? Saiba mais aqui e adquira o seu! 

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!