Festa junina em casa: saiba como fazer um arraial incrível

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

20 de maio de 2021

6 min de leitura
Festa junina em casa: saiba como fazer um arraial incrível
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
6 min de leitura
Festa junina em casa: saiba como fazer um arraial incrível
Receber & Celebrar

20 de maio de 2021

Festa junina em casa: saiba como fazer um arraial incrível

Comidinhas, bebidas gostosas e quentes, brincadeiras para todos os gostos e muita diversão. Tudo isso e muito mais faz parte das tradicionais festas que acontecem em junho. Mas com a quarentena, é preciso fazer a festa junina em casa e não deixar a data passar em branco!

Se você e sua família são fãs de uma boa comemoração de festa junina, com certeza não vão querer deixar de aproveitar tudo de melhor que essa época oferece, não é? Por isso, selecionamos diversas dicas de como fazer festa junina na quarentena

O que você precisa saber sobre a festa junina em casa

festa-junina-em-casa-1
Shutterstock

Tradicionais do mês de junho, e em algumas situações se estendendo até julho, as festas juninas são atrativas para todas as idades devido às suas comidas típicas, brincadeiras (como a pescaria e o bingo), decoração e roupas temáticas. 

A pergunta é: como fazer uma festa junina simples? Fazer festa junina em casa é menos complicado do que parece! Você só vai precisar de alguns ingredientes, materiais para criar e montar seu décor e uma boa dose de criatividade para deixar tudo incrível. Daí é só chamar a família e aproveitar!

Muita diversão e poucos gastos

Você sabe como fazer uma festa junina gastando pouco? Fazer uma versão econômica dessa data não é nada impossível. Com organização e planejamento, tem como comemorar essa data tão querida pelos brasileiros sem atrapalhar o seu orçamento. 

Para isso, você precisa listar e planejar as suas ideias para saber o que será necessário e quais serão os principais gastos da festa. As principais despesas que você provavelmente terá são com as compras de ingredientes para cozinhar as receitas mais tradicionais e dos itens para compor a decoração temática.

Que tal definir um orçamento máximo? Assim, você sabe até quanto pode gastar e não tem dor de cabeça no futuro. Outra maneira de poupar dinheiro é calculando certinho as quantidades de cada item para que não tenha desperdício nem sejam compradas além do que precisa.

5 dicas de comidinhas típicas para saborear

festa-junina-em-casa-2
Shutterstock

Cada pessoa prefere uma atividade específica das festas juninas. E se você faz parte do time de quem gosta mesmo é das comidas que são vendidas nas quermesses, prepare as receitinhas abaixo e saboreie!

  • Bolo de milho cremoso

Um bolinho bem cremoso para acompanhar as brincadeiras da sua festa junina não pode faltar, e o de milho é uma ótima opção.

  • Canjica

O seu arraial tem que ter canjica, essa delícia tradicional feita com leite condensado, leite de coco e especiarias. 

  • Mini pastéis

Os tão queridinhos das festas, os mini pastéis agradam a todos e podem ser feitos de queijo, carne moída com ovo ou o sabor pizza.

  • Pé-de-moleque

Festa junina que é realmente uma festa junina tem pé de moleque. Você vai precisar de poucos ingredientes e de alguns minutos. É bem simples!

  • Quentão e vinho quente

As bebidas também fazem parte da festa! Muitas quermesses oferecem quentão e vinho quente, sendo opções alcoólicas e que ajudam a esquentar no friozinho do mês de junho. 

Além disso, você também pode preparar outras tantas receitas deliciosas, como pipoca, maçã do amor, arroz doce, paçoca, pamonha, pinhão, milho-verde cozido e muito mais! 

Luz, câmera e… decoração!

festa-junina-em-casa-3
Shutterstock

Para fazer festa junina em casa é muito importante dar atenção aos detalhes que vão deixar seus ambientes com cara de um lindo arraial e um ótimo cenário para as fotos. Desde a iluminação até o capricho das bandeirinhas, cada item da decoração ajuda a deixar o clima ainda mais festivo.

Já falamos anteriormente sobre como fazer uma festa junina barata, e você não precisa gastar muito para ter uma decoração bonita e que tenha tudo o que faz parte de uma quermesse. Olha alguns exemplos e ideias:

Luz aconchegante com abajures e velas

No lugar de uma fogueira, a iluminação fica intimista e aconchegante se feita com abajures e velas. Essas peças dão um toque especial para seu décor temático de festa junina em casa.

Cores vibrantes com bandeirinhas e balões

Indispensáveis nos arraiais, as bandeirinhas, assim como os balões de papel, acrescentam diversão para o ambiente e são bastante características. Elas podem ser feitas com diversos materiais, como cartolina, papel de seda, E.V.A., papel sulfite comum e outros que você gostar.

Aposte nas cores vibrantes e misture as tonalidades de vermelho, laranja, azul, amarelo, rosa, verde — como sua criatividade mandar! Corte em formatos retangulares com o recorte triangular no meio e depois pendure com a ajuda de barbantes.

Mesa temática com chapéu de palha e toalha xadrez

Agora que você já sabe sobre as comidinhas e outros enfeites, chegou o momento de preparar o lugar em que tudo ficará: a mesa! Sendo um dos principais pontos da festa, a mesa tem a função de reunir os salgados e doces que serão degustados.

Para deixar tudo ainda mais típico de festa junina em casa, decore a sua mesa com chapéu de palha, flores, uma linda toalha xadrez ou com estampas coloridas e guardanapos. A festa ficará ainda mais alegre!

As comidas preparadas podem ficar posicionadas em cada espaço da mesa e dispostas em travessas, saquinhos de papel (no caso das pipocas, por exemplo), forminhas com os pedaços de bolo e de outros jeitos que você preferir.

E se você estiver pensando em como fazer uma festa junina de aniversário, decorar a mesa passa a ser ainda mais importante. O aniversariante terá um evento temático incrível.

O que mais não pode faltar para a sua festa junina em casa

festa-junina-em-casa-4
Schutterstock

Tudo pronto para arrasar e fazer da data um momento especial? Tem mais algumas coisas que precisam estar presentes para ficar ainda melhor: a música, a vestimenta e as brincadeiras.

Prepare uma boa seleção musical, como uma playlist com músicas caipiras para animar a festa e entreter sua família. Chame quem mora com você para dançar e curtir esse dia.

E que tal se vestir a caráter? Camisa xadrez, calça jeans e vestido estampado são excelentes opções para todos entrarem no clima. Com certeza as fotos da sua festa junina caseira ficarão lindas com todo mundo caracterizado.

Por fim, pense em brincadeiras que serão a diversão da festa, como pescaria, acerte o alvo, bingo, boliche e o que mais for legal para a sua família. Você pode usar materiais recicláveis, como garrafas PETs, para montar os jogos.

Neste momento não podemos nos reunir com muitas pessoas, mas isso não impede de ser uma festa animada com quem você ama. Afinal, é possível reunir os amigos on-line e descobrir como fazer uma festa junina virtual que seja memorável.


Gostou das nossas dicas? Então, coloque tudo em prática e viva um autêntico “arraiá”. Confira na loja virtual da Santista todos os itens que vão fazer parte da sua festa.

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!