Frutas da estação: quais são elas em cada época do ano

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

17 de maio de 2022

4 min de leitura
Frutas da estação: quais são elas em cada época do ano
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
Frutas da estação: quais são elas em cada época do ano
Papo de cozinha

17 de maio de 2022

Frutas da estação: quais são elas em cada época do ano

Quem nunca ouviu falar, em algum momento, da época de certa fruta ou legume? Os alimentos variam conforme a data, por mais que as idas ao mercado nem sempre deixem isso explícito. As chamadas frutas da estação são espécies que aparecem anualmente, em temporadas distintas. 

Para você ficar por dentro de quais são os alimentos de cada período do ano, preparamos uma tabela de frutas da estação. Com este guia, você vai acertar direitinho na hora das compras, planejando as suas refeições do dia a dia com base no que está disponível no mercado.

Do verão ao inverno: conheça as frutas da estação

No Brasil, estamos acostumadas a sempre encontrar uma grande variedade de alimentos, não é? No entanto, cada época do ano é composta por certos tipos de frutas da estação. Por isso, algumas espécies são conhecidas por aparecerem em meses específicos. Saiba quais são elas a seguir.

Quais frutas aparecem no verão

Esta estação é marcada por sol fortíssimo, clima abafado, típicas chuvas ao fim do dia e calor excessivo. Esses fatores criam condições perfeitas para as frutas da estação verão, que representam a brasilidade do nosso país. 

Os alimentos mais conhecidos dessa época são: melancia, manga, banana, coco verde, caju, jaca, abacaxi, maracujá, maçã, laranja, figo, goiaba, uva, limão, pera e ameixa.

Essas frutas são ótimas opções para usar na sua cozinha, preparando bebidas, sucos e refrescos gelados para acompanhar as refeições, além de sobremesas, sorvetes naturais e saladas.

Saiba quais são as frutas da primavera

Caso você queira conhecer quais são as frutas da estação primavera, saiba que são espécies tão saborosas e famosas quanto as do verão. Elas podem ser cultivadas no clima mediano dessa estação. 

As frutas da estação primavera são: cereja, framboesa, lichia, pêssego, melão, melancia, graviola, banana-prata, caju, abacaxi, mamão, romã, tangerina, uva, damasco, manga, jaca, jabuticaba, figo, amora, morango e pitanga. 

Conheça as espécies de frutas do outono

O outono é o período do ano com o clima mais ameno, similar à primavera, marcado por dias quentes e noites com temperaturas mais baixas. 

As frutas da estação outono são as seguintes: mamão, abacate, caqui, figo, kiwi, laranja, maçã, limão, banana, pera, graviola, uva e manga. 

Descubra as frutas do inverno

A estação mais fria do ano impede o cultivo de vários alimentos. Dessa forma, as frutas da estação inverno mais comuns nas gôndolas dos hortifrútis e dos supermercados são: abacaxi, laranja, mexerica, morango, caju, kiwi, carambola, maçã, pera e limão. 

Você sabe porque existem frutas da estação?

As estações do ano apresentam climas diferentes, o que interfere no cultivo dos alimentos. Isso porque cada um deles se adapta mais ou menos às temperaturas e às condições climáticas da época. Entretanto, algumas frutas não sofrem tanto com essas variações e são comuns o ano todo, como a banana.

Isso acontece porque as árvores frutíferas têm um crescimento mais saudável conforme as temperaturas preferidas da espécie. Ou seja, as frutas da estação dependem da sazonalidade das árvores e do período em que elas são polinizadas. 

Além disso, há frutas que variam de tamanho, sabor e coloração segundo a estação na qual são cultivadas. Essas variações são visíveis durante o passar dos meses.

Por que comprar as frutas da estação?

Existem vantagens por trás do consumo das frutas da estação. Priorizar esses alimentos ajuda na economia local, que é formada pelo cultivo familiar, em geral. Além disso, optar por essas opções diminui a ingestão de agrotóxicos. 

As frutas da estação podem se desenvolver naturalmente, com menos intervenções humanas, pois estão nas condições climáticas ideais para isso. Dessa forma, na maioria das vezes, elas compõem os produtos orgânicos que encontramos nos mercados. 

Também é mais sustentável consumir os principais produtos de cada período do ano porque isso ajuda na preservação da natureza, que pode seguir um curso genuíno desse modo. Por isso, atente-se às frutas da estação e se programe na próxima ida ao supermercado.

Conheça a Santista

Agora, que tal conferir tudo para o seu lar em nossa loja virtual? Temos um catálogo completo, desde cama, mesa e banho até itens de decoração, como: tapetes, cortinas, pijamas, utensílios de cozinha e muitos outros. Todos os nossos produtos são feitos para entregar o que há de melhor no mercado.

A Santista é conhecida há mais de 80 anos como uma marca de alta qualidade. Nossos itens de enxoval para a casa adicionam o conforto, o bem-estar, o aconchego e a durabilidade que você busca. Então, aproveite para conhecer o nosso site e navegar por cada uma das categorias.

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA® sem sair de casa!