Lanches para crianças: 3 ideias nutritivas e saborosas

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

29 de junho de 2022

5 min de leitura
Lanches para crianças: 3 ideias nutritivas e saborosas
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Lanches para crianças: 3 ideias nutritivas e saborosas
Papo de cozinha

29 de junho de 2022

Lanches para crianças: 3 ideias nutritivas e saborosas

A alimentação dos pequenos é o que os ajuda a crescerem fortes e saudáveis. Os lanches para crianças devem ser nutritivos e saborosos, influenciando o desenvolvimento positivamente. 

As receitas de lanches para crianças podem ser feitas com facilidade. As opções podem ser levadas na lancheira da escola ou saboreadas nos mais diversos momentos. Quer ver algumas sugestões? Basta continuar a leitura.

lanches para crianças

O que precisa estar nas lancheiras dos pequenos

Quando o assunto é lanches para crianças, o que você pensa? Hoje em dia, existem muitas combinações de alimentos saudáveis, que agradam aos paladares dos membros mais novos da família. 

A marmita dos pequenos pode ser repleta de comidinhas nutritivas com um toque de diversão ou guloseimas que façam bem. Os nutricionistas indicam que o lanche para crianças tenha uma fruta, uma refeição e um suco, por exemplo. 

No entanto, essa combinação de lanches fáceis para crianças pode ser adaptada para a rotina da família, o lugar onde a criança se alimenta e o que ela mais gosta de comer. Afinal, os pequenos merecem que esse momento seja prazeroso e divertido, não é?

3 sugestões de lanches para crianças que elas vão amar

O lanche para a criança levar para escola ou comer em casa não precisa ser feito a partir de um processo trabalhoso para ser saudável. Afinal, as opções estão cada vez mais variadas, ideais para agradar ao paladar de meninos e meninas de diferentes idades. Veja as receitas que separamos para você!

1. Um delicioso lanchinho de frango e ricota

Entre as diversas ideias de lanches para crianças, as mais comuns e práticas de fazer são os pequenos sanduíches naturais. A receita que selecionamos é uma versão recheada com frango, ricota e outros ingredientes saudáveis. Olha só!

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 xícara (chá) de ricota amassada;
  • 4 fatias de pão integral;
  • 4 tomates-cereja em rodelas;
  • 4 colheres (sopa) de cenoura ralada;
  • 2 folhas de alface;
  • ½ colher (chá) de sal;
  • ½ xícara (chá) de água;
  • ½ lata de milho em conserva sem o líquido.

Modo de preparo

  1. Misture a ricota na água e tempere com o sal;
  2. Coloque o frango já desfiado e o milho no mesmo recipiente. Mexa bem para formar uma pastinha;
  3. Pegue duas fatias de pão e passe esse recheio cremoso. Adicione as folhas de alface, as rodelas de tomate e a cenoura ralada;
  4. Faça a mesma coisa com as outras metades de pão e coloque nas lancheiras!

Esse lanche natural é uma boa opção para as mais diversas situações. Ele cabe direitinho nos potinhos e pode ser feito com o recheio preferido dos mais novos. Por exemplo, você pode tirar o milho ou acrescentar beterraba ralada. Fica uma delícia!

2. Muffins salgados feitos com ovos

Prepare muffins saborosos e super saudáveis com legumes e verduras. Esta receita é prática, pois demora apenas 30 minutos, aproximadamente, para ficar pronta em sua cozinha. Veja como fazê-la a seguir.

Ingredientes

  • 5 ovos;
  • 1 tomate médio picado, sem sementes;
  • 1 folha de couve com talo bem picada;
  • ½ meia xícara (chá) de brócolis bem picado;
  • ½ colher (chá) de orégano fresco;
  • ½ xícara (chá) de milho-verde cozido;
  • ½ colher (chá) de fermento em pó;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 4 colheres (sopa) de leite;
  • pedaços de queijo mozarela;
  • gergelim preto a gosto;
  • azeitona preta a gosto.

Modo de preparo

  1. Use um recipiente para misturar o tomate, a couve, o brócolis e o milho. Em seguida, divida esse recheio em seis forminhas de empada ou muffin já untadas (de preferência com azeite). Reserve;
  2. Bata os ovos levemente e acrescente o leite, o sal, o orégano e o fermento em pó. Após mexer bem, distribua nas forminhas (por cima da outra mistura);
  3. Pré-aqueça o forno e asse os muffins a 180ºC por 25 minutos aproximadamente. Eles precisam ficar firmes e douradinhos;
  4. Tire do forno e decore com o que quiser, como azeitonas picadas, pedacinhos de queijo ou gergelim; 

Para completar essa ideia de lanches para crianças, escolha um dos sabores entre os vários sucos naturais. Seu filho vai amar abrir a marmita e ver uma comida tão deliciosa assim.

3. Iogurte com muitas frutas, por favor

Após as duas receitas salgadas acima, que tal preparar algo com frutas orgânicas? Assim, os lanches para crianças ficam repletos de tudo o que elas precisam para terem saúde e aproveitarem muitas brincadeiras.

O iogurte é uma fonte de proteína fácil de encontrar, mas você pode fazer o seu próprio. Se as crianças da sua casa gostam desse alimento, acrescente algumas frutas picadas, como morango, banana e outras, para um toque especial e cheio de sabor. Para finalizar, complete com granola.

Agora, acesse a loja virtual da Santista® e encontre todos os utensílios de cozinha que você precisa para preparar cada uma dessas delícias. Também temos marmitas e lancheiras coloridas que as crianças vão amar. Confira!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA® sem sair de casa!