Mesa posta para jantar dos sonhos: aprenda como montar!

Carolina Pires Por Carolina Pires

18 de maio de 2021

5 min de leitura
Mesa posta para jantar dos sonhos: aprenda como montar!
Carolina Pires Por Carolina Pires
5 min de leitura
Mesa posta para jantar dos sonhos: aprenda como montar!
Receber & Celebrar

18 de maio de 2021

Mesa posta para jantar dos sonhos: aprenda como montar!

Seja para receber convidados ou para deixar as refeições mais especiais em família, a mesa posta para jantar tem ganhado o coração das brasileiras e deixam os momentos de degustação ainda mais deliciosos. 

Já é gratificante compartilhar receitas apetitosas com quem amamos, ainda mais se estiverem dispostas em um espacinho organizado, decorado e cheio de detalhes apaixonantes. Se você quer começar a colocar em prática a mesa posta de jantar na sua casa, confira nossas dicas! 

Utensílios essenciais para mesa posta

As peças que você irá utilizar para compor sua mesa posta para jantar são itens essenciais para qualquer refeição, como talheres, pratos, copos, taças e guardanapos. O que irá elevar a decoração da sua mesa serão os tipos e modelos de jogo de jantar e detalhes decorativos que você escolherá, e como, em conjunto, eles formarão uma composição. 

Pratos rasos, fundos e de sobremesa

A escolha do formato dos prato vai depender da receita que você está preparando, sendo:

  • Fundo: utilizado para alimentos com molhos, como lasanhas, risotos, estrogonofes e sopas; 
  • Raso: é mais versátil para acomodar o arroz, feijão, grelhados, saladas etc;
  • Prato de sobremesa: é menorzinho e perfeito para receber aquele pedaço de torta ou bolo delicioso. Se a sobremesa for gelada ou tiver calda, opte por utilizar taças. 

Talheres

,mesa posta para jantar pratos

Provavelmente você já viu em filmes aquelas mesas postas para jantar cheias de talheres com diferentes tamanhos, um para cada tipo de alimento. Mas respira… para montar uma mesa posta, você não precisa se preocupar em ter todos esses modelos!

Um bom jogo de talheres já vem com um modelo para garfos, facas e colheres destinados à refeição principal e outro menor para sobremesa. Com eles, você já consegue deixar sua mesa organizada, bem como apreciar as refeições perfeitamente. Ufa!

Copos & Taças

Os brindes também são bem-vindos nas ocasiões importantes, seja com copos ou taças. Os copos são versáteis e podem servir água, refrigerantes e sucos, mas saiba que as taças vão sempre elevar o nível da sua mesa. Para vinhos e espumantes elas são perfeitas para aprimorar a degustação e não esquentar as bebidas. 

Toalhas de mesa, jogo americano ou sousplats?

Você que escolhe! Todas as opções acima têm a função de proteger a mesa de manchas de comida ou arranhões e cada uma possui um charme diferente, sejam elas de tecido, pvc, palha, entre outros materiais. Certifique-se apenas se a peça escolhida irá combinar com o seus jogos de louças e talheres.

Guardanapos de tecido

Os guardanapos de tecido são opções mais elegantes que os de papel e agregam charme à mesa com suas estampas, cores ou acabamentos decorativos. Além de servir com sofisticação, também são reutilizáveis e sustentáveis. 

mesa posta para jantar guardanapo de tecido

Aprenda a alinhar pratos,copos e talheres

Você sabia que a ordem de disposição dos utensílios da mesa não somente a deixa mais organizada quanto mais fácil de servir? Aprenda com o desenho abaixo como organizar uma mesa posta para jantar simples, porém elegante e delicada: 

Capriche na decoração da mesa posta para jantar

Essa é a hora de apostar vasos de flores, porta-guardanapos estilizados e mimos personalizados como uma plaquinha indicando o nome dos convidados em cada assento. 

No entanto, é importante que esses itens decorativos combinem com os utensílios do servir, pois a mesa posta para jantar deve transmitir um conforto visual aos olhos. Confira algumas inspirações de estilos de composição e decoração para mesa:

Minimalista

Aqui, menos é mais! Tons sóbrios reinam na decoração, como bege, cinza, preto, branco e rosé. Assim como apenas os itens essenciais e sem muitos adornos compõem a mesa. 

Clássica

Peças delicadas com adornos e arabescos se unem a vasos de flores e velas para uma mesa posta clássica. Porcelanas lisas ou desenhadas, com detalhes em prata ou dourado são os queridinhos do estilo! 

Rústica

Mix de de plantas e texturas vão dar personalidade à mesa posta para jantar. Ouse nos tons amadeirados e nos detalhes camprestes. Para não ficar muito temático, misture com peças de outros estilos como, por exemplo, as modernas ou clássicas.

Romântica 

Aqui vai uma dica de mesa de jantar romântico para curtir belos momentos à dois! As velas e flores deixarão o ambiente mais intimista e aconchegante para comemorar datas especiais. Por fim, brinde ao amor!

mesa posta para jantar romantica

A hora da sobremesa também merece um charme 

Não podemos mentir: a hora da sobremesa é uma das mais esperadas! Por isso, ela merece fechar com chave de ouro o momento do jantar com uma mesa bem-arrumada também. 

Recolha todos os itens da refeição principal e reorganize o espaço com os utensílios de sobremesa. Afinal, o momento pede para ser acompanhado com água, um cafezinho ou um chá.

Quando será a sua próxima refeição especial? Não deixe para amanhã momentos deliciosos que você pode cultivar hoje! Coloque nossas dicas em prática e encontre tudo que você precisa para deixar sua mesa posta para jantar completa aqui, na loja virtual da Santista.

Gostou do post? Curta e compartilhe

Carolina Pires

Carolina Pires

Sou um moleskine ambulante que captura ideias através de tudo que observo. Uma colecionadora de crônicas, registros fotográficos e suspiros pessoais. Formada em Design de Moda e pós-graduada em Jornalismo, acredito no poder que a comunicação verbal e não verbal têm sobre a nossa forma de expressar, contar histórias, criar vínculos e transformações sociais.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!