Ter horta em apartamento é algo que une as duas paixões de muitas pessoas: cozinhar e decorar o ambiente. Se você acha que isso pode ser difícil no espaço da sua casa, saiba que não é nada complicado e estamos aqui para explicar como fazer.
Selecionamos algumas ideias de horta de apartamento para você se inspirar e colocar em prática no seu lar. Afinal, mesmo com um espaço menor, é possível trazer esse novo hobby para você. Vamos colocar a mão na massa? Ou melhor, na terra! Venha com a gente e saiba mais sobre esse assunto.
Horta em apartamento: um hobby que vai acrescentar sabor e vida ao seu dia a dia
Ter uma hortinha onde você mora pode acrescentar muitos benefícios para a sua casa e a sua rotina. Esse hobby está relacionado ao bem-estar, à saúde e até pode ser uma atividade para toda a família ficar junta. Você sabe quais são os benefícios de ter uma horta em apartamento? Olha só:
Descubra quais são as vantagens de ter uma pequena plantação em casa
- É uma forma de ter contato com a natureza, o que pode fazer muito bem para todos os moradores;
- Você tem temperos e hortaliças frescos para usar em suas receitas preferidas;
- É mais saudável por ser livre de agrotóxicos;
- Tanto os pequenos quanto os adultos podem cuidar das plantinhas, unindo todas as idades;
- Decora o ambiente com bastante verde e vida sem precisar de muito espaço;
Por isso, saber como fazer horta em apartamento é uma maneira de já ter essas vantagens citadas acima, além de outras, no seu cotidiano. Conhecendo as espécies que melhor se adaptam a vasos pequenos e ficando por dentro dos cuidados necessários, essa tarefa fica ainda mais gostosa de ser feita.
Aliás, se você gosta de cozinhar com ervas e temperos, provavelmente sabe como é diferente usá-los quando estão frescos. Dessa forma, uma mini-horta em apartamento, com certeza, vai adicionar mais sabor aos seus pratos.
O que você precisa saber sobre espécies para a sua horta e os cuidados
Entender como cultivar horta em apartamento não tem segredo, sabia? Você precisa apenas conhecer as espécies mais indicadas de temperos, hortaliças e legumes. Existem alguns tipos que se encaixam bem em espaços menores, como os apartamentos, e podem ser cultivados dentro de casa.
Cada uma dessas plantinhas precisa de uma quantidade de água e pode ser encontrada em mudas ou sementes. Outro ponto importante é a escolha dos vasos, já que eles precisam ser profundos para as raízes crescerem com saúde e espaço.
Parece bastante informação, mas fique tranquila, porque vamos explicar tudinho logo mais a seguir. Assim, fica superfácil e prático saber como fazer pequena horta em apartamento e realizar esse desejo de ter mais verde no seu lar.
Conheça as espécies para plantar na horta e escolha as suas preferidas
Entre a enorme variedade de vegetais disponíveis, podemos encontrar os mais comuns para a pequena plantação, como manjericão, cebolinha, tomate-cereja, alface e até o morango. Você pode experimentar fazer uma composição com um pouquinho de cada grupo.
Hortaliças
Combinam com muitos pratos e agradam os mais variados paladares. Essas folhas podem ser cultivadas em espaços menores, sim, ao contrário do que muitos pensam. Conheça as hortaliças que têm tudo a ver com como cultivar horta em apartamento.
- Agrião: precisa de muito sol e regas diárias de água;
- Alface: também combina com sol intenso e umidade, é indicado regá-lo todos os dias;
- Rúcula: para que ela fique bem, os cuidados são os mesmos das outras hortaliças!
Temperos
Sentir o aroma e o sabor das ervas frescas é irresistível e faz muita diferença ao cozinhar os seus pratos preferidos. A seguir, estão as plantas mais usadas na horta em apartamento, que não são difíceis de cuidar, mas é indicado plantar cada uma em um vaso.
- Alecrim: combina com boas horas de sol direto e, na hora de colher, pegue metade ou até menos do raminho;
- Hortelã: também gosta de bastante sol, além de umidade. Que tal regá-la a cada dois dias?
- Manjericão: outra espécie para regar a cada dois dias, mas que precisa de quatro horas de sol no mínimo;
- Cebolinha: com bastante sol diariamente, ela vai bem! Pode ser regada a cada três dias.
Frutas
Gostou da experiência de cultivar os seus próprios temperos? Experimente cuidar também de algumas frutas que vão muito bem em qualquer espaço, como as que separamos a seguir:
- Morango: prefere ficar à sombra, mas ter alguns momentos de calor. Você pode regar esse vaso diariamente;
- Tomate-cereja: muitas horas de sol direto e quatro regas na semana vão ajudar os tomatinhos a crescerem.
Outra informação importante é que as regas precisam ser feitas pela manhã ou no fim do dia, de forma que a água não evapore com o sol intenso. Além disso, você pode fazer a compra de cada plantinha em supermercados ou lojas especializadas.
Como escolher os vasos e o local da sua horta em apartamento
Bom, com as espécies decididas, é preciso saber onde montar essa miniplantação. Como já dissemos, a maioria das plantas precisa de sol intenso e iluminação natural. Então, o ideal é escolher um lugar perto da janela, como varanda ou parapeito.
A horta suspensa em apartamento pode ser uma excelente opção! Com ela, você pode aproveitar os espaços com mais verde e natureza ao usar a largura de uma parede para colocar os vasos.
Senão, invista na horta em varanda de apartamento e aproveite esse delicioso cantinho do seu lar de um jeito ainda melhor. As plantinhas vão adorar o ar fresco, o sol e a claridade. Você pode colocar suportes, vasos de diferentes tamanhos e combinar tudo isso na decoração.
Falando em vasos para horta em apartamento, é recomendável optar pelos modelos que tenham uma boa profundidade. Afinal, as raízes precisam de espaço para crescerem entre a terra.
Gostou de saber mais sobre como fazer uma horta em apartamento? Esperamos que seja o que você precisava para colocar essa ideia em prática na sua casa! Aproveite para comprar os vasos e outros itens para a sua casa na loja virtual da Santista.
DEIXE UM COMENTÁRIO