Os temperos caseiros que são essenciais na sua cozinha

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

1 de março de 2022

5 min de leitura
Os temperos caseiros que são essenciais na sua cozinha
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Os temperos caseiros que são essenciais na sua cozinha
Papo de cozinha

1 de março de 2022

Os temperos caseiros que são essenciais na sua cozinha

Os temperos caseiros são essenciais para preparar uma comida com muito sabor e saúde. Além de deixarem um cheiro incrível na sua cozinha, eles são simples de fazer e você pode adaptar para o seu paladar. 

Existem opções de receita de tempero caseiro para todos os gostos e você pode encontrar versões que sejam até mesmo para cada tipo de comida, como carnes e peixes. E se eles têm um benefício, é ser mais saudáveis do que os temperos prontos cheios de conservantes e sódio. Vamos aprender alguns preparos?

3 receitas de temperos caseiros

Pode ser o clássico alho e cebola ou uma versão com itens a mais, o importante é não deixar de ter o seu tempero caseiro saudável ao cozinhar. Eles com certeza vão fazer com que qualquer prato tenha ainda mais sabor. Além disso, adicionam mais praticidade para sua rotina ao já estarem prontos para as comidas da semana. 

1. Alho e cebola, o tempero curinga

Reconhecida como uma das coisas mais cheirosas da culinária brasileira, a combinação de alho e cebola é um dos temperos caseiros que vai bem com qualquer preparo e é super fácil de fazer. Olha só a receitinha!

Ingredientes

  • 4 cabeças de alho
  • 1 cebola grande
  • 1/4 de xícara de chá de óleo
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Corte a cebola em pedaços pequenos, acrescente o óleo leve para bater no liquidificador ou processador.
  2. Junte os dentes de alho inteiros e bata mais um pouco até ficar uma pasta cremosa.
  3. Acrescente o sal. 

O que você achou desse passo a passo de tempero caseiro com alho e cebola? Depois de pronto é só guardar em um pote bem fechado e manter na geladeira. Assim, quando você for preparar uma receita na sua cozinha com temperos caseiros você já terá essa misturinha feita. 

Essa receita também funciona como tempero caseiro para arroz, já que tem um sabor neutro. Caso você queira dar uma incrementada, pense em adicionar cheiro verde nessa pastinha e ela ficará indispensável para o seu preparo de arroz. 

2. O tempero caseiro multiuso vai bem com tudo

Outra maneira de fazer tempero caseiro é utilizando alguns ingredientes a mais do que cebola e alho, como alho poró e ervas finas. Confira como é fácil a receita de tempero caseiro multiuso, aquele que é ideal para colocar em diferentes preparos e pratos. 

Ingredientes

  • 1 alho poró
  • 1 kg de alho descascado
  • 2 cebolas grandes 
  • 8 tomates cerejas
  • 1 pimenta dedo de moça sem as sementes
  • 500 g de sal
  • Ervas frescas a gosto (salsinha, cebolinha, sálvia e manjericão)

Modo de preparo

  1. Comece batendo os dentes de alho no processador ou liquidificador. 
  2. Em seguida, coloque a cebola, as ervas, a pimenta dedo de moça, os tomates já picados e o alho poró. 
  3. Acrescente um pouco de azeite a gosto e deixe bater por alguns minutos, transformando em uma pasta. 
  4. Daí, transfira para o pote em que será guardado e acrescente o sal, mexendo para incorporar. E está pronto o seu tempero caseiro multiuso!

Esse é um dos temperos caseiros mais populares por poder ser utilizado no preparo de diversos alimentos. Assim que você pensar em uma receita, já terá essa pastinha super deliciosa pronta para dar um toque extra de sabor. E aí é só servir o prato do dia em uma mesa posta charmosa para surpreender a sua família. Bem prático, né?

3. O tempero certo para o seu feijão

E que tal agora descobrir uma dica incrível de tempero caseiro para feijão com bacon? Sendo um dos alimentos mais presentes no prato e no dia a dia dos brasileiros, você vai ver como o seu feijão ficará com ainda mais sabor sem complicação.

Ingredientes

  • 4 ou 5 pedaços de couro do bacon
  • Água

Modo de preparo

  1. Leve os pedaços do couro do bacon em uma panela de pressão e coloque água suficiente para cobri-las. Deixe cozinhar em fogo alto até a panela chiar. 
  2. Depois, diminua o fogo e marque mais 30 minutos de cozimento. 
  3. Desligue o fogo e espere a pressão da panela sair completamente.
  4. Agora é só pegar a água do cozimento e os pedaços do couro do bacon, e transferir para um liquidificador. Bata por aproximadamente 4 a 5 minutos. 
  5. Em seguida, guarde em um pote bem fechado e mantenha na geladeira.

Assim, sempre que você precisar cozinhar um feijão fresquinho você pode adicionar uma colher desse tempero caseiro completo e saborear o seu gosto. Com certeza vai facilitar a sua rotina!

Não tem como resistir aos temperos caseiros, não é? Eles são tão fáceis de fazer que você vai precisar de alguns minutinhos na cozinha para deixar tudo pronto. E quando for cozinhar durante os seus dias, eles já estarão te esperando na geladeira. 

E sabia que na Santista você encontra uma loja virtual com tudo o que você precisa para equipar a sua cozinha? Temos panelas, utensílios, potes para mantimentos e muito mais para deixar esse espaço ainda mais completo. Acesse e confira! 

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!