Sono do bebê: como melhorar as noites dos pequenos

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

20 de maio de 2021

5 min de leitura
Sono do bebê: como melhorar as noites dos pequenos
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Sono do bebê: como melhorar as noites dos pequenos
Viver bem

20 de maio de 2021

Sono do bebê: como melhorar as noites dos pequenos

As boas noites de sono são fundamentais em todas as idades. Mas quando se trata dos pequenos, é ainda mais importante e algo que requer a atenção dos papais e mamães. O sono do bebê passa por etapas diferentes de adaptação que exigem certos cuidados. 

Com o nascimento do bebê, os pais precisam se adaptar a novas rotinas, como as noites de sono em que ficam acordados para atender aos chamados dos recém-nascidos até que seus ritmos de sono sejam ajustados. Para ajudar nessa etapa, selecionamos algumas dicas. Confira!

Qual é a importância de um bom sono do bebê

sono-do-bebe-1
Shutterstock

Uma noite bem dormida é essencial para o desenvolvimento dos meninos e meninas, assim como para o seu crescimento. O ritmo de sono está relacionado à saúde dos bebês, e é preciso que essas horas de descanso sejam bem aproveitadas para o seu bem-estar e da família.

A higiene do sono do bebê envolve hábitos e rotinas que podem ajudar para que a criança durma mais facilmente e com mais qualidade. Sendo de alta importância, essa prática ajuda para que o repouso seja realmente revigorante. Além disso, envolve os comportamentos do bebê (se ficará irritado, por exemplo) e a sua imunidade.

Para isso, é essencial entender como fazer seu filho(a) descansar da maneira ideal e de acordo com o seu ritmo. Cada bebê apresenta uma rotina de sono, e existem diferenças entre as fases de crescimento. É importante lembrar que a ajuda de profissionais se torna ainda mais indispensável nesse período.

Para que você e sua família tenham sucesso com a higiene do sono, diversas tentativas e adaptações são necessárias até que encontrem a rotina ideal para a criança. A tabela de sono do bebê é uma ferramenta que pode ajudar. Além disso, uma cama bem aconchegante e confortável tem influência nesse processo.

Cada idade tem as suas particularidades

sono-do-bebe-2
Shutterstock

Com o passar do tempo, a família consegue reparar nas mudanças no comportamento do recém-nascido, assim como em seus hábitos para pegar no sono. Cada idade apresenta diferenças para uma boa noite bem dormida, por isso, é preciso ter atenção.

A quantidade de horas diárias que um bebê dorme está relacionada ao seu tempo de vida. Por exemplo, o sono do bebê de 2 meses pode durar entre 16 e 20 horas, já que eles exigem mais tempo de repouso.

Nos meses seguintes, esse período vai mudando aos poucos porque o reloginho interno da criança começa a se acostumar com o tempo de seus pais. Por exemplo, o sono do bebê de 3 meses fica por volta de 15 horas por dia, enquanto o de 5 meses, por volta de 12 horas.

O sono do bebê de 8 meses se aproxima a 10 horas, já considerando a soneca tirada ao longo do dia. Isso faz com que o novo membro da família apresente diferentes características em seu comportamento.

Como melhorar a noite de sono das crianças

sono-do-bebe-3
Shutterstock

Não existe receita de bolo para fazer com que a noite de sono de seus filhos seja perfeita, mas há maneiras de melhorá-la aos poucos. E como dissemos anteriormente, isso é algo que envolve tentativas e erros, além de adaptações.

Inclua uma rotina noturna

Colocar em prática algumas atitudes e hábitos que ajudem o bebê a relaxar pode ajudar a entender que está chegando na hora de dormir, como momentos mais tranquilos.

Deixe o quarto aconchegante 

O quarto do bebê deve ser o espaço em que ele se desenvolverá com saúde. Para isso, é interessante que seja um local estimulante até mesmo na hora do sono. A nossa linha Infantil e Baby é ideal para encontrar tudo o que você precisa para esse espaço.

Respeite o tempo do bebê

Por mais desafiador que essa etapa seja, ela é de grande importância para o recém-nascido e deve ser respeitada. Acompanhe o seu desenvolvimento sem ultrapassar limites e impor hábitos que possam ser desconfortáveis para o bebê.

Como promover o máximo de conforto

sono-do-bebe-4
Shutterstock

O conforto é essencial para que as horas de sono sejam de qualidade. Os papais e mamães precisam saber como deixar o quarto dos pequenos ideal para que descansem da melhor forma. Saiba como fazer isso:

  • Travesseiros: promovem o máximo de conforto para os pequenos, além de garantir sua segurança no berço;
  • Cortinas: elas são itens indispensáveis para deixar o quarto escurinho e aconchegante. Com crianças maiores, esses itens ajudam até mesmo a estimular a imaginação;
  • Enxoval: ajuda a ampliar o aconchego, envolvendo o bebê para uma boa noite de sono. 

Encontre tudo o que você precisa para os primeiros anos de seu filho(a) na Santista. Os nossos produtos são desenvolvidos para oferecer o melhor para seu dia a dia e, principalmente, para momentos especiais, como a chegada de alguém na família. Eles são confeccionados com materiais de alta qualidade e durabilidade.

Acesse a loja virtual e conheça nossas linhas de produtos! Temos diferentes opções para atender às suas necessidades, tempo de vida do seu bebê e a personalidade de cada pessoa da família. Confira!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!