Tarefas para crianças: como elas podem ajudar em casa

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

10 de janeiro de 2022

4 min de leitura
Tarefas para crianças: como elas podem ajudar em casa
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
Tarefas para crianças: como elas podem ajudar em casa
Viver bem

10 de janeiro de 2022

Tarefas para crianças: como elas podem ajudar em casa

Muitos pais e familiares se preocupam em educar as crianças e fazer elas participarem das atividades domésticas. É importante, desde cedo, introduzi-las na rotina familiar para aprenderem como ajudar em casa. Por isso, vamos dar dicas de como introduzir tarefas para crianças

No dia a dia de um lar, existem diversas atribuições de arrumação, limpeza e cuidados com cada ambiente. Dessa forma, se você se pergunta como educar uma criança, saiba que definir algumas responsabilidades para ela exercer em casa é uma excelente ideia. Vamos explicar os motivos logo a seguir.

tarefas para crianças 7

Entenda a importância e os benefícios de as crianças ajudarem nas tarefas

Para as crianças possam se desenvolverem e crescerem conscientes do mundo ao redor e dos respectivos papéis como cidadãos, é essencial estimulá-las desde cedo. Afinal, quanto menores estiverem ao aprender, melhor será para seu crescimento. 

Uma maneira de fazer isso é envolvê-las nas tarefas domésticas. Afinal, há muitas atividades para crianças que podem ser incluídas no dia a dia dos meninos e das meninas para terem responsabilidades onde moram, ajudando a sua família e se desenvolvendo.

tarefas para crianças 4

Estabelecer tarefas para crianças, além de educá-las, tem uma variedade de benefícios fundamentais para o crescimento: elas vão ter um maior senso de autonomia e de coletividade, preparar-se para a vida adulta, desenvolver e aprimorar habilidades, assim como participar das relações com a família.

Dessa forma, tanto os parentes quanto os pequenos só vão ganhar ao definirem, em conjunto, uma lista de tarefas para crianças. É fundamental compreender os limites de acordo com a idade, mas vamos ajudar com isso abaixo.

Como definir as tarefas para crianças por idade

Se você se pergunta como ensinar uma criança, entenda que não existe uma “receita de bolo” pronta. Portanto, você precisa compreender cada uma de forma individual e saber como agir nas diferentes situações. Porém, não se preocupe: fazer ela ajudar nas atividades domésticas é um jeito de educá-la. 

No entanto, como foi dito anteriormente, cada idade se adapta e desempenha melhor uma série de tarefas, já que o aprendizado se dá com o crescimento. Assim, ao longo do tempo, a sua família pode ensinar algo novo e incluir novas responsabilidades na lista de obrigações. 

tarefas para crianças 2

Tarefas para crianças de 2 a 4 anos

Podem até parecer muito novas, mas já é possível que, com essa idade, elas entendam algumas coisas essenciais para ajudar em casa, desde que sejam supervisionadas por adultos e tudo seja explicado com bastante calma. 

Por exemplo, as crianças de 2 a 4 anos podem contribuir na mesa tirando o prato após as refeições, guardar os brinquedos e os sapatos, além de saber separar a roupa que está suja e colocá-la no cesto de roupas. 

Tarefas para crianças de 5 anos

Já com as crianças um pouco maiorzinhas, com mais habilidades, existem atividades ideais para essa idade. As tarefas para crianças de 5 anos incluem arrumar a cama, organizar material escolar, livros e brinquedos. 

Os familiares também podem envolvê-las nas tarefas de limpeza, mostrando que, ao sujar algo, é certo limpar e manter a casa em ordem. Nessa hora, explique a importância desse ato para elas entenderem papéis e responsabilidades, exercendo-o sem vê-lo como um castigo. 

tarefas para crianças 3

Tarefas para crianças de 6 a 7 anos

No quadro de tarefas para crianças com idade de 6 a 7 anos, há como colocar mais algumas ocupações, como participar mais efetivamente da limpeza dos ambientes e espaços.

Outra atividade para essa idade é ensinar como dobrar as suas roupas de cama e banho (por serem peças menores, elas conseguem). As crianças também podem tirar pó e varrer o chão.

Tarefas para crianças de 8 anos

As tarefas para crianças de 8 anos já podem ser mais complexas, visto que elas já estão aptas para fazer tudo direitinho. Por exemplo, é possível pedir para que lavem a louça (com supervisão), assumam todas as responsabilidades em relação a animais de estimação, se os tiverem, e por aí vai. 

Uma recomendação é sempre conversar com elas, para que contem com a ajuda e paciência dos adultos, assim como tenham espaço para falar o que sentirem necessidade. 

tarefas para crianças 5

O que você achou das nossas dicas e sugestões de tarefas para crianças? Como funciona essa questão na sua casa com os pequenos? Compartilhe a sua experiência com a gente!

Não deixe de navegar pelas categorias de cama, mesa, banho e dentre outras da loja virtual da Santista. Nossos produtos são perfeitos para fazerem parte da sua rotina com muito conforto e itens para toda a família. Acesse o site, e boas compras!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!