Como ter uma decoração minimalista na sua casa

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

31 de maio de 2022

4 min de leitura
Como ter uma decoração minimalista na sua casa
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
Como ter uma decoração minimalista na sua casa
Dicas de décor

31 de maio de 2022

Como ter uma decoração minimalista na sua casa

O movimento artístico denominado minimalismo surgiu há algumas décadas, por volta dos anos 60. Ele prioriza o uso do essencial, sem excessos. Essa característica tornou-se um estilo de vida e passou a fazer parte das casas, resultando na decoração minimalista

O estilo minimalista de decoração une a estética com a funcionalidade, criando composições elegantes e práticas. Você quer conhecer os principais aspectos desse modo de compor o seu lar? Então, acompanhe a leitura e inspire-se nas ideias que trouxemos para você. 

Conheça mais sobre a decoração minimalista

Você sabe o que é decoração minimalista? É um estilo que valoriza a qualidade, em vez de quantidade, opondo-se diretamente ao maximalismo. Para esse visual, é preciso escolher as peças ideais. Elas precisam fazer parte da estética desse movimento sem deixar de proporcionar o conforto que você procura.

Esse estilo é um dos principais jeitos de decorar nos mais diversos países, interferindo até mesmo no modo de viver, nas experiências do dia a dia e no bem-estar. Afinal, a falta de excessos ao redor pode facilitar o relaxamento, trazendo paz.

Como ter uma decoração minimalista na sua casa

Se você quer saber como aplicar a decoração de casa minimalista, confira as nossas dicas a seguir. São algumas atitudes simples, capazes de transformar totalmente o seu lar. Olha só! 

1. Tire o que está sobrando

O primeiro passo é retirar os excessos, pois um dos lemas do estilo de decoração minimalista é: “menos é mais”. Separe o que não combina com a sua personalidade, o seu modo de viver, a sua rotina e descarte junto aos itens velhos.

O segredo é manter o que tem valor afetivo e traz felicidade. Isso vale para roupas, móveis e objetos de decoração. Fique apenas com os artigos de qualidade e o que é realmente essencial. 

2. Integre cada objeto da composição

A decoração minimalista para sala ou quarto precisa de elementos em comum, que unam tudo o que está no ambiente. Isso pode ser feito com o design dos objetos e dos móveis ou as cores escolhidas para o espaço.

A decoração minimalista valoriza as cores neutras, como cinza, nude, branco e preto, pois elas combinam entre si e não deixam o ambiente ficar com tonalidades mais vibrantes e intensas. Esses tons trazem uma sensação de claridade e amplitude ao local.

Utilizar móveis com design sóbrio, linhas retas e traços geométricos é outra maneira de integrar os elementos presentes no ambiente ao estilo. Ao optar por peças de mobiliário com esses atributos, fica mais fácil criar combinações e seguir a estética em questão.

3. Organize todos os espaços

A decoração minimalista também prioriza a organização. Afinal, para evitar excessos e manter apenas o essencial, é preciso deixar tudo arrumado, sem bagunça pela casa.

A organização auxilia na decoração minimalista para quarto e demais cômodos, pois proporciona o conforto e o bem-estar trazidos pela ordem. Ter o hábito de arrumar os seus pertences acrescenta praticidade à sua rotina e otimiza o tempo no dia a dia.

4. Opte pela funcionalidade

Os móveis multifuncionais são importantes para a decoração minimalista. Eles permitem que os ambientes fiquem com menos mobílias, mas preserva as funções desses itens, pois oferecem espaço para guardar os objetos pessoais. 

A cama ou o sofá com baú, o puff com espaço interno, as mesas dobráveis e outras opções são alguns exemplos de como criar um espaço funcional com os mobiliários certos, sem congestionar o ambiente com mais do que o necessário.

5. Pense nos detalhes e nos enfeites

As formas simples, voltadas para a neutralidade, devem estar presentes nos detalhes dos cômodos da sua casa: quadros decorativos minimalistas, estantes, nichos e demais enfeites devem ser pensados para complementar a aparência, sem exageros.

As plantas também fazem parte disso. Se você gosta de natureza, evite colocar muitas delas em um mesmo espaço. As verdinhas podem fazer parte da decoração minimalista, desde que sejam espalhadas pela casa, se possível. 

Você gostou das nossas dicas para incluir a estética minimalista em sua casa? Então, que tal acessar a loja virtual da Santista e comprar as peças que têm tudo a ver com esse estilo de decoração? Conte com a gente para renovar o seu lar sem gastar muito e sem precisar de obras. Veja os nossos produtos!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA® sem sair de casa!