Categories: Tudo em ordem

O guia completo da faxina prática

Cuidar da nossa própria casa é tudo de bom, não é? No entanto, muitas pessoas dizem que detestam fazer faxina, e os motivos são os mais variados. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas ela pode ficar mais prática com as dicas que trouxemos para você. 

Com o nosso guia completo de dicas de faxina, fazer cada uma dessas atividades de limpeza e organização vai deixar de ser complicado. Além disso, morar em um espaço bem-cuidado é uma maneira de viver uma vida mais plena. Vamos às dicas? 

Faxina: o guia para limpar a sua casa com praticidade

Muito bem, chegou a hora de entender tudo sobre como fazer faxina. Nós garantimos que essa é uma prática que traz diversos benefícios para você e para toda a sua família. 

Afinal, a limpeza é um costume higiênico e essencial para proteger a saúde de todos, principalmente quando algum dos moradores sofrem de alergia, como rinite. Outra vantagem é que a prática te dará ainda mais prazer e a felicidade de morar em um lar com tudo limpinho, bem-arrumado e no lugar. 

Para descomplicar cada uma das práticas de fazer faxina, selecionamos as dicas e truques que podem te ajudar. Vamos mostrar para você que não é preciso gastar horas além do necessário, ainda mais se já existe o hábito de não deixar a bagunça e a sujeira se acumularem no dia a dia. 

Arruma aqui e limpa ali

O bom começo para a faxina na sua casa é fazer um pouquinho por dia. Ou seja, as tarefas diárias devem ser feitas para nada se acumular, como falamos logo acima. Isso vale para a louça a ser lavada; a cama, que deve ser arrumada todos os dias; organizar o que está fora do lugar e por aí vai. 

Fazendo isso, você não deixará que o volume de coisas para limpar e colocar no lugar fique cada vez maior, precisando de horas de faxina. Assim, de pouquinho em pouquinho, os ambientes do seu lar terão uma aparência mais harmônica. 

Diferenciando a faxina do dia a dia de limpeza pesada

Uma coisa importante a se entender sobre como fazer limpeza é que existem formas diferentes de faxinar. Algumas tarefas devem ser feitas num período curto de tempo, no cotidiano, e outras a cada mês ou semestre, envolvendo uma faxina pesada. 

Por exemplo, a faxina do dia a dia é das coisas mais simples e rápidas a serem cumpridas, como lavar louça e as roupas, tirar o lixo, varrer o chão e o que mais for necessário sem levar muito tempo.

Já a faxina pesada é aquela que você precisa fazer com mais capricho e esforço, como limpar as cortinas e os tapetes, os vidros das janelas, arrumar os armários, limpar a geladeira e a máquina de lavar, e arrastar os móveis para tirar toda a sujeira mais grossa. 

Entre essas duas maneiras de limpar a casa estão obrigações intermediárias, como trocar a roupa de cama e banho e lavar os banheiros, ambas tarefas que devem ser realizadas a cada semana. 

Tirar o pó sempre em primeiro lugar

Dentre as diversas dicas para limpar a casa há uma fundamental para quem deseja ter cômodos limpinhos: sempre começar pela retirada de poeira ao fazer faxina. 

Isso quer dizer que você não pode se esquecer de passar um pano em cima dos móveis e nas prateleiras antes de limpar o chão. A poeira que estiver parada acima poderá cair e, assim, seria preciso varrer ou passar o aspirador de pó mais uma vez.

Essa é uma dica que também vale para a ordem de como limpar o chão: primeiro tire o grosso da sujeira com um aspirador de pó ou vassoura e depois passe o pano úmido com o produto de sua preferência. 

E que tal uma faxina sazonal?

Você também pode fazer uma limpeza em casa que esteja de acordo com as estações do ano. Conhecida pelo nome de faxina sazonal, é quando você se desapega de itens que não precisa mais ou que já estão gastos, abrindo espaço para coisas novas. 

Há quem faça esse tipo de faxina a cada estação do ano, por exemplo, na primavera e no inverno, ou ainda, a cada início de semestre. Assim, você também pode renovar a decoração de cada ambiente para que esteja de acordo com a temporada em questão. 

Organize um cronograma

Para seguir com uma faxina prática, é interessante ter um cronograma ou calendário em mãos. Dessa forma, você pode anotar a frequência de cada tarefa que já comentamos e as que fizerem sentido para você também. Será uma excelente maneira de saber o que precisa ser feito e se organizar para isso. 

Um cômodo por vez e com a ajuda de todos

Se a sua rotina já é muito agitada e você não pode nem quer passar horas limpando a casa, um jeito de simplificar esse processo é fazer a faxina em um cômodo por vez. 

Comece e termine em um ambiente antes de ir para o restante da casa. De preferência, inicie pelos quartos e finalize na cozinha e na lavanderia. Essa é uma maneira de facilitar a faxina. 

Você também pode contar com a ajuda de quem mora com você. Dividir as tarefas de limpeza entre todos os familiares é uma maneira saudável de compartilhar as responsabilidades e o bem-estar geral. Até mesmo as crianças podem participar disso, desde que as idades e suas habilidades sejam respeitadas. 

O que você achou das nossas dicas de faxina? Qual truque que faz diferença no seu dia a dia você acrescentaria aqui? Encontre tudo na nossa loja virtual para ter ainda mais conforto no seu lar. 

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

Recent Posts

Cortina blackout: o que é e como escolher?

Você já conhece a cortina blackout? Saiba mais sobre esse modelo de cortina que pode…

3 dias ago

Lista de presentes para chá de casa nova, o que não pode faltar?

Confira dicas de como montar uma lista de chá de casa nova com tudo que…

2 semanas ago

8 Dicas para aproveitar o verão sem sair de casa

O verão é uma estação queridinha e muito aguardada. É nesse período que o sol…

2 meses ago

8 itens que não podem faltar na sua mala de viagem

Você já foi viajar e quando chegou ao destino se deu conta que esqueceu algo…

2 meses ago

Comidas de Natal que não podem faltar na sua ceia

O Natal é uma época especial para reunir a família e compartilhar momentos festivos com…

3 meses ago

Dicas para uma Festa de Natal perfeita

Como estão os preparativos para a celebração do Natal na sua casa? A festa de…

3 meses ago