Você sabia que a sala é o segundo cômodo favorito dos brasileiros? Ficando atrás apenas do quarto, ela merece atenção especial para ficar a sua cara! Neste texto, vamos te mostrar como escolher tapete para sala, de modo a torná-la um lugar de aconchego e união!
Reunimos as melhores dicas para incrementar a decoração da sua sala, de forma econômica, bonita e aconchegante, com esse artigo. Continue lendo e anote as melhores referências para montar o seu cantinho.
Benefícios de ter um tapete na sala
O tapete peludo vai muito além de deixar seu espaço mais bonito e confortável. A peça decorativa também possui outras funções, como proteger o piso. Fofo, ele amortece o impacto de objetos que no dia a dia acabamos deixando cair e, por vezes, estragam a cerâmica.
Além disso, esse item ajuda a abafar ruídos no piso inferior. Para completar os benefícios, mais quentinho que o piso, um bom tapete para sala de estar também oferece mais conforto para os seus pés ao levantar do sofá, impedindo que você os coloque diretamente no chão gelado.
Os principais modelos de tapete para a sala
Quando você está tentando descobrir como escolher tapete para sala, é importante se atentar aos modelos disponíveis no mercado. São formatos e tipos completamente distintos e cada um tem um impacto visual diferente:
- tapete redondo para sala: leva para o ambiente o dinamismo das linhas curvas;
- tapete retangular: mais tradicional, esse modelo deixa o espaço supersofisticado;
- tapetes criativos: com diferentes formas, eles vêm ganhando espaço e levam muita personalidade para o cômodo;
- carpetes para sala: fabricados para serem fixados no rodapé, são peças que não permitem muitas trocas;
- passadeira: esse modelo retangular é mais comprido e pode ser ideal para salas pequenas, ficando entre o rack e o sofá;
- capacho: utilizado principalmente na entrada da casa, esse artigo também pode ser visto na porta da sala para a sacada, por exemplo.
Atenção ao tamanho
Agora que você já conhece os principais modelos de tapetes para sala é o momento de escolher o tamanho ideal para o espaço que você tem disponível em casa. Isso é muito pessoal, pois vai depender das configurações da sala, dos móveis e da disposição dos itens.
A regra geral para saber o tamanho ideal do tapete para a sala é que eles devem estar cerca de 20 cm abaixo do sofá e outros móveis, como o rack. Ao mesmo tempo, a peça deve apresentar uma sobra de 30 cm nas laterais das mobílias.
O estilo do tapete
Se você quer acertar na decoração da sua sala dos sonhos, preste atenção também nas cores e estampas do tapete. Aliás, esse detalhe, que pode apenas parecer importante, é, na verdade, fundamental para se construir um espaço esteticamente bonito.
Cores
O primeiro ponto de atenção são as cores: o que você quer transmitir na sala da sua casa? Cada cor tem um significado próprio e você pode utilizar essas informações na hora de investir em um bom tapete para a sua sala. Veja o que elas simbolizam:
- azul: transmite tranquilidade, serenidade, harmonia e espiritualidade;
- roxo: ligada ao mundo místico, significando espiritualidade, magia e mistério;
- rosa: a cor das emoções, afetos, compreensão e companheirismo;
- vermelho: significa paixão, energia e excitação;
- laranja: associada à alegria, à vitalidade, à prosperidade e ao sucesso;
- amarelo: estimula calor, descontração, otimismo e alegria;
- verde: relacionado à esperança, liberdade, saúde e vitalidade;
- marrom: para quem busca conforto, segurança e simplicidade;
- preto: simboliza respeito, elegância, dignidade, luxo e sofisticação;
- cinza: transmite equilíbrio com sofisticação;
- branco: a cor da paz, pureza e limpeza.
Estampas
Cores escolhidas? Então, é o momento de olhar com calma para o seu ambiente e pensar qual é o melhor tipo de estampas para tapete sala de estar em que essas cores devem estar inseridas.
Para quem gosta de buscar inspirações de decoração no estilo romântico, florais são a aposta certeira na estampa do tapete. Já aqueles que preferem um ambiente mais moderno, formas geométricas vão se encaixar perfeitamente no espaço.
Ainda, há aqueles que preferem o estilo boho, a sua sala vai ficar apaixonante com mandalas e tapetes em ikat. Quem curte um espaço clássico, por sua vez, tapetes lisos são a melhor opção, pois combinam com tudo e não chamam tanta atenção, dependendo da cor escolhida!
Por fim: o material
O material utilizado para a confecção do seu tapete para sala vai interferir no efeito que você deseja que ele tenha no ambiente. Isso porque é esse atributo que define a textura da peça: artigos de sisal, algodão e microfibra possuem aspectos e causam sensações bem diferentes entre si.
Se você quiser um tapete shaggy, com pelos médios ou altos, não vai conseguir o efeito com um artigo em corda. Do mesmo modo, não é possível ter um item mais rústico em algodão.
Outro ponto que o material interfere diretamente é na limpeza e na durabilidade do seu tapete. Em cada peça existem cuidados especiais, descritos em sua etiqueta. Assim, confira tais informações antes de adquirir um novo produto.
Aprendeu como escolher tapete para sala? Além desses produtos, a Santista tem tudo para a sua casa. Isso mesmo! Na nossa loja virtual, você encontra artigos para todo o lar: decoração, cama, mesa e banho. Visite-nos e construa um cantinho que seja a sua cara!
DEIXE UM COMENTÁRIO