Você sabe como combinar estampas na sua decoração? Oncinha, listras, formas geométricas ou orgânicas. As estampas chegam para renovar o ambiente e deixar os espaços com muito mais vida.
Há quem goste de usar uma só, mas também há aqueles que preferem encher o espaço com os mais diversos desenhos. Para você que quer entender como fazer um belo mix de estampas sem perder a harmonia do espaço, preparamos 5 dicas essenciais.
1. Use cores similares
A primeira dica para quem quer começar no mundo da combinação de estampas é replicar as cores de uma estampa nas demais. Se o seu mix de desenhos vai ser com capas de almofadas, escolha um tom que estará presente na maioria delas.
Por exemplo, você optou por uma peça listrada nos tons de preto, rosa e laranja. Para as próximas que vão compor o ambiente, que tal apostar em uma com animal print preto e rosa e outra com poás pretos em um fundo rosa? A harmonia visual dessa combinação é garantida!
2. Tenha um tom neutro como base
Para você que ainda está começando a explorar os mixes de estampas, ter uma cor neutra como base do décor pode ajudar. Invista, por exemplo, em um forro de mesa branco se for usar louças, guardanapos e lugares americanos em estampas diferentes.
Essa base também funciona na roupa de cama. Um kit colcha cinza cria mais harmonia no momento de brincar com os desenhos de almofadas, lençóis e edredons, deixando o espaço mais agradável aos olhos.
3. Explore formas geométricas
Círculos, quadrados e outras formas geométricas podem ser uma excelente aposta para quem quer aprender como combinar estampas. Como são padronagens mais clássicas que uma zebrinha, por exemplo, acabam se tornando curingas na decoração.
Listras são atemporais na decoração que são quase uma base para a combinação de diferentes estampas. Assim como o poá — repetição de pequenos círculos — ou o xadrez.
4. Misture uma estampa discreta com outra mais chamativa
Outra dica de como combinar estampas de forma bonita é apostar em uma peça com uma padronagem mais simples e discreta e outra que chame mais a atenção, criando um ponto de equilíbrio no espaço.
Pode ser um pied-poule em objetos de decoração, por exemplo, com um floral bem chamativo na roupa de cama. Mas a mesma premissa se aplica às estampas localizadas em tapetes e em um sofá com almofadas estampadas em animal print.
5. Preste atenção na escala
Se você ainda não se sente confortável em misturar muitas cores e padronagens na sua decoração, pode escolher um único desenho e usá-lo em diferentes tamanhos.
Por exemplo, opte por uma capa de almofada estampada com um poá bem pequeno, uma cabeceira que traga o desenho bem maior e um kit colcha de poás coloridos e fundo neutro. Isso cria um dinamismo muito criativo para o espaço.
Dica bônus: tenha um estilo bem definido
Para ter em casa itens tão diferentes, como cortina e tapete estampados, é necessário ter bem definida a mensagem que você quer transmitir com a sua decoração e como vai repassá-la.
Um espaço romântico pede estampas mais delicadas, como florais, listras finas e alguns xadrezes, como o vichy. Por outro lado, um espaço boho combina muito com um mix mais ousado: coloque uma bandeira de mandala, uma cortina estampa de ikat e um tapete em formato de sol e, ainda, haverá coerência entre todos os elementos.
Para definir qual é o seu estilo na decoração, preste muita atenção no ambiente ao seu redor, no que mais te agrada e naquilo que você mudaria. Mas, acima de tudo, nos motivos pelos quais você gosta ou não de cada uma dessas coisas. Assim como na descoberta do estilo de vestimenta, este é um processo de autoconhecimento.
Hora de pôr em prática
Já está com as dicas de como combinar estampas anotadas? Agora é o momento de você escolher as peças que farão parte da sua nova decoração cheia de estampas e com muito mais personalidade e beleza.
No site da Santista, você encontra conjuntos para os dois momentos: aqueles que combinam entre si para os dias que você quer tudo harmônico e os com um mix de estampas lindíssimo e com muito estilo. Visite-nos!
DEIXE UM COMENTÁRIO