6 dicas de como fazer a organização de brinquedos

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

16 de junho de 2021

5 min de leitura
6 dicas de como fazer a organização de brinquedos
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
6 dicas de como fazer a organização de brinquedos
Tudo em ordem

16 de junho de 2021

6 dicas de como fazer a organização de brinquedos

As famílias com crianças sabem que diversão muitas vezes é sinônimo de bagunça. Por causa disso, saber como colocar em prática a organização de brinquedos é fundamental para manter a casa arrumada, assim como o espaço de brincar das meninas e meninos.

Existem diversas maneiras de como organizar brinquedos gastando pouco para que você possa colocar em ação e resolver essa questão em sua casa. Além disso, também vamos dar dicas de como as crianças podem ajudar nesse momento de arrumação. Quer saber mais? Continue lendo e venha com a gente.

Você sabe qual é a importância da organização de brinquedos?

organizacao-de-brinquedos-2

Manter a casa com tudo arrumado pode ser um grande desafio da rotina de uma família. Afinal, com os bebês e as crianças, os brinquedos podem acabar ficando espalhados por seus quartos e nos outros espaços após as diversas brincadeiras feitas durante o dia. 

Sendo assim, fazer a organização de brinquedos tem uma grande importância, já que é uma forma de ter mais segurança e proteger a todos que moram na casa, evitando que machucados aconteçam por causa de tropeços em brinquedos e outras situações similares.

Além disso, saber como organizar quarto de brinquedos é uma tarefa que pode contar com a participação dos pequenos e estimular seus hábitos de saber que cada coisa tem um lugar específico para ser guardado.

Xô, brinquedos fora do lugar: 6 dicas de organização para colocar em prática

organizacao-de-brinquedos-2

Se você está precisando de uma ajudinha e de algumas novas ideias sobre como organizar brinquedos em quarto pequeno, chegamos com soluções! Confira dicas de como usar organizadores, nichos e muito mais. 

1. Que tal doar alguns brinquedos?

As crianças costumam ter vários brinquedos ao longo dos anos. Por isso, uma dica é separar alguns deles para serem levados para doação, principalmente aqueles itens que não são mais recomendados para a idade atual de seu filho. 

2. Faça a separação por tamanhos ou tipos

Outra dica de organização de brinquedos no quarto é separar os brinquedos que ficaram e reuni-los em alguma categoria, como por tamanho, por tipo de brincadeira, por peças, entre outros. Escolha a que for melhor para você e sua família e, se necessário, faça alterações para experimentar novos jeitos. 

3. Os organizadores são essenciais

Para deixar tudo mais ajeitadinho, os organizadores são ótimos. Eles podem ser encontrados em diferentes tamanhos e formatos, são versáteis e ajudam a fazer a organização de brinquedos com mais praticidade.

Além disso, esses itens facilitam saber onde cada brinquedo está, o que é bom para toda a família. Quando uma nova brincadeira começar, vai ser apenas necessário abrir o organizador. Prático e simples, não é?

organizacao-de-brinquedos-3

4. As caixas também podem ser utilizadas

Se você está buscando inspirações de como organizar brinquedos grandes, saiba que as caixas são as suas aliadas. Com elas, é possível fazer a identificação do que há no interior e guardar objetos maiores, simplificando a maneira de organizar. 

Depois, você pode guardar dentro do armário ou guarda-roupa, para que não fiquem pelo meio do quarto. Explique para as crianças o que há dentro de cada uma, como jogos de tabuleiro, e a organização será mantida.

5. Aproveite cada cantinho

Seja um quarto grande ou pequeno, é importante saber como tirar o melhor proveito do espaço. Faça bom uso do armário, guarda-roupa e até mesmo da cama, caso o móvel tenha gavetas. Colocando essa dica em prática, você vai ver como otimizar os cantinhos é uma excelente maneira de guardar os brinquedos.

6. Cestos, baú e prateleiras também são bem-vindos

Combine as caixas e os organizadores com esses outros itens para dar um toque extra de arrumação. Eles vão se complementar e deixar o espaço de brincadeiras da sua família ainda mais em ordem. Saber como organizar brinquedos em prateleiras também é bem interessante para usar paredes em que não há nada.

Vamos colocar as crianças para ajudar na organização?

organizacao-de-brinquedos-4

Arrumar a casa deve ser um trabalho coletivo, isto é, da família inteira. Quando a criançada aprende desde cedo a importância da organização de brinquedos e da casa em geral, elas se desenvolvem com a consciência de que precisam colaborar com as tarefas. 

Cada idade da infância tem uma indicação ideal de quais atividades as crianças podem fazer e, ao longo de seu crescimento, essa lista vai aumentando. Por isso, é essencial que os pais e familiares sigam as recomendações para as diferentes faixas etárias e inclua seus filhos na organização.

Agora que você já sabe algumas das principais ideias de organização de brinquedos, está preparada para pôr tudo em prática? Chame toda a família para esse momento. Vocês podem se divertir ao criar brincadeiras e jogos de quem cumpre cada etapa da organização, por exemplo.

O que você achou das nossas dicas? O que não pode faltar para organizar os brinquedos das crianças? Compartilhe com a gente nas redes sociais e acesse a loja virtual da Santista para encontrar organizadores, cestas, caixas e muito mais para sua casa!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!