Liso, estampado, kilim, persa, de couro ou crochê, com pelos curtos ou bem fofinhos. Há infinitos tipos de tapetes para você chamar de seu. Você sabe como escolher o melhor modelo para sua casa ou sabe o que todos esses termos significam?
Preparamos este texto para ajudar você a entender melhor os diferentes tipos de tapetes e com cada um deles pode ser usado para deixar sua casa mais aconchegante. Continue lendo para conhecer essas peças.
Os nomes dos diferentes tipos de tapetes
Cada tipo de tapete traz consigo uma história e uma estética única, oferecendo uma ampla gama de opções para complementar a decoração de qualquer espaço. Saiba mais sobre os diferentes tipos de tapetes.
Tapete kilim
O modelo kilim é um tipo de tapete normalmente feito à mão, vindo de regiões do Oriente Médio, Ásia Central e Norte da África. Ele é conhecido por suas cores vibrantes, padrões geométricos e técnicas de tecelagem específicas, cheias de personalidade.
O kilim é um tapete de fibra natural, geralmente feito a partir da lã ou do algodão. É um modelo leve e durável. Por isso, seus usos vão muito além do chão da casa, podendo servir como tapeçaria para parede, por exemplo. Outro diferencial é que essas peças costumam ser dupla-face, dando mais possibilidades na hora de montar a decoração da casa.
Tapete persa
Entre os tipos de tapetes existe outro que comumente é feito à mão. O modelo chamado de persa vem tradicionalmente do Irã, anteriormente conhecido como Pérsia, daí o seu nome.
Esse modelo de tapete retangular possui técnicas de confecção supertradicionais na região, e geralmente as peças são feitas em lã ou seda, quando não uma combinação desses dois, entregando um produto de ótima durabilidade.
Cada tapete é único e pode levar anos para ser concluído, devido à riqueza de detalhes em seus desenhos e estampas. Não à toa, são considerados verdadeiras obras de arte e são valorizados em todo o mundo por sua beleza e qualidade artesanal. Assim como o tapete de algodão kilim, o tipo persa pode ser usado tanto no piso quanto nas paredes.
Tapete belga
Não tão diferente dos modelos persas, o tapete belga geralmente é feito de materiais como lã ou seda, com a diferença de que também pode ser sintético, oferecendo uma variedade de opções para diferentes preferências e necessidades.
O tapete sintético belga é produzido na Bélgica, sendo reconhecido por sua alta qualidade e sofisticação. Fabricado tanto de forma artesanal como industrial, ele pode ser encontrado a preços mais baixos do que o modelo persa sem perder qualidade e a riqueza de detalhes.
Esse modelo é perfeito para adicionar conforto e beleza a qualquer espaço, seja em uma sala de estar, quarto ou escritório. É uma das melhores opções para quem busca qualidade e custo-benefício.
Tapete-passadeira
A passadeira é um tipo de tapete alongado e estreito, projetado para ser usado em corredores, cozinhas, closets ou outros espaços estreitos. Ele serve para proteger o piso contra desgastes e oferecer um apoio antiderrapante, mas também ajuda a deixar o ambiente mais bonito.
As passadeiras estão disponíveis em uma variedade de materiais. Pode ser um tapete em polipropileno, algodão, borracha ou PVC, e costuma ter inúmeras opções de estampas, cores e texturas para você escolher o que mais combina com a sua casa.
Tapete sisal
O modelo em sisal é um dos tipos de tapetes feitos a partir de fibras naturais. Nesse caso, utiliza-se a planta de sisal, que é cultivada principalmente em regiões tropicais. Esses tapetes são conhecidos por sua aparência rústica e altíssima durabilidade, por isso, são ideais para espaços em que chove ou há muita passagem de pessoas, como recepções.
Além disso, eles são fáceis de limpar e são hipoalergênicos, tornando-se ideais para pessoas com alergias ou sensibilidade a materiais sintéticos. Os tapetes sisal adicionam um toque de aconchego e charme a qualquer ambiente, seja em residências, seja em espaços comerciais.
Tapete shaggy
O shaggy, também conhecido como tapete de pelinho, é exatamente o modelo conhecido por ser fofo e macio, bem aconchegante. Podendo ser feito tanto com fibras naturais quanto com as sintéticas, é uma opção popular para quem busca conforto e aconchego na decoração de interiores.
Além disso, pode adicionar uma dose de estilo e conforto a qualquer ambiente: quartos, salas, escritórios e até mesmo closets. Os tapetes shaggy bege ou coloridos são uma escolha perfeita para quem deseja criar uma atmosfera acolhedora em casa.
Tapete de couro
O tapete de couro é um tipo de tapete feito a partir de peles de animais, como vacas, cabras ou ovelhas, que também pode ser encontrado em sua versão sintética. Esses tapetes oferecem uma aparência única e uma textura natural, adicionando um toque rústico ao ambiente.
O couro utilizado é tratado e processado para garantir sua durabilidade e resistência. Os tapetes de couro são versáteis e podem ser encontrados em uma variedade de estilos, e podem ser usados em todos os espaços da casa, sendo mais comuns em salas.
Os tipos de tapetes Santista
Para completar a sua casa, a Santista possui uma variedade de tapetes que vão das passadeiras até os modelos em shaggy. São diferentes cores, estampas e tecidos para encontrar o perfeito para sua casa.
No nosso Instagram @SantistaDecora você encontra dicas de como melhor usar os tapetes para completar a sua casa com essas peças. Além disso, por lá você fica sabendo das novidades em primeira mão. Siga-nos!
DEIXE UM COMENTÁRIO