Como dormir melhor: 8 dicas fáceis!

Carolina Pires Por Carolina Pires

13 de maio de 2021

6 min de leitura
Como dormir melhor: 8 dicas fáceis!
Carolina Pires Por Carolina Pires
6 min de leitura
Como dormir melhor: 8 dicas fáceis!
Viver bem

13 de maio de 2021

Como dormir melhor: 8 dicas fáceis!

Uma das melhores sensações é cair no conforto de uma cama macia para descansar e recarregar as energias. Aí o balanço do sono vem… ou não! Você vira para um lado, para o outro e não consegue encontrar uma posição confortável. Conta até 100, respira fundo, mas nada de conseguir adormecer. O que fazer? Como dormir melhor?

Isso é muito recorrente, principalmente na vida adulta. O estresse, a ansiedade ou as dores no corpo são alguns fatores que contribuem para a má qualidade do sono – ou a falta dele. As consequências que aparecem no dia seguinte também não são positivas. Além do sono, há o mau humor e o baixo nível de produtividade nos estudos ou no trabalho.  

Se a insônia também insiste em bater aí na porta do seu quarto, confira algumas dicas de como dormir melhor. Você vai ver como suas noites ficarão mais tranquilas assim como a sua rotina mais produtiva e gostosa. Anote para entrar  com tu-do na zona de conforto!

1. Controle a quantidade de cafeína

diminua a quantidade de café para dormir melhor

O cafezinho pela manhã ou no lanche da tarde é muito tradicional nas casas brasileiras. Mas, se você está tendo insônia, é melhor rever a quantidade que você bebe por dia. Se esse é um item imprescindível para você, que tal começar a investir em apenas uma caneca pela manhã?

E, à noite, nada de café!  Invista em algum chá relaxante antes de dormir como o de camomila, erva-doce, lavanda ou flor de maracujá. O leite morno puro ou com achocolatado também são opções bem-vindas. 

2. Invista em um banho relaxante antes de dormir

banho relaxante para dormir melhor

Uma dica fácil de como relaxar para dormir melhor é através de um bom banho. Torne essa prática tão rotineira mais gostosa ao aguçar todas as sensações do seu corpo e mente: 

  • Invista em uma iluminação indireta para começar a se acostumar com o escurinho. Desligue as luzes e coloque velas aromáticas ou incensos para essas sensações invadirem a visão e o olfato; 
  • Aposte em uma lista de músicas calmas e que te façam esquecer do mundo, 
  • Tome um delicioso banho de água morna.

Você pode incrementar outros rituais pessoais de relaxamento com a aromaterapia durante o seu momento de self-care, como a limpeza de pele ou uma hidratação no cabelo para descobrir como dormir melhor. 

3. Crie uma rotina de horários para dormir e acordar

rotina de horários  paradormir melhor

O hábito de dormir e acordar no mesmo horário, até nos finais de semana, feriados e férias, é importante para o cérebro se acostumar com o relógio interno e entender o momento em que você precisa deitar e despertar. Isso ajudará tanto na promoção do sono na hora de dormir quanto na sensação de energia renovada ao acordar. 

4. Use a roupa de cama ideal para cada estação

roupa de cama ideal para dormir melhor

Como dormir melhor no calorão? Acertando na roupa de cama! As peças 100% algodão da Santista são mais “respiráveis” e suaves para as noites quentes de verão. Também é importante optar por pijamas leves e de fibras naturais como o próprio algodão ou a seda. 

Para não ficar acordado por sentir frio no inverno ou na meia estação, conte com colchas, edredons grossos ou com as mantas de microfibra para ajudar a reter o calor do corpo e te deixar aquecido enquanto estiver dormindo. 

5. Acerte no tipo de travesseiro e do colchão

 travesseiro ideal  para dormir melhor

Descobrir como dormir melhor corretamente também tem muito a ver com a posição que você deita, a altura e o suporte do seu travesseiro, assim como o seu colchão, principalmente se você tiver contínuas dores de coluna ou musculares. Se esse for seu caso, vale consultar um médico e apostar nos acessórios que irão te promover o conforto ideal para o seu conforto e saúde. 

6. Pegue leve no jantar!

Já percebeu que, quando comemos algum alimento muito gorduroso ou em grande quantidade no jantar, não dormimos bem? A barriga fica pesada e o bem-estar é comprometido. Há quem diga que dá até pesadelos! Para evitar isso, aposte em um lanchinho mais moderado e saudável. De preferência, aprecie seu jantar no mínimo quatro horas antes de se deitar. 

Há também alguns alimentos que podem ajudar a desacelerar o cérebro, como peixes, castanhas, mel, arroz, aveia, entre outros. Tudo isso porque eles contêm o aminoácido triptofano em abundância, que reduz o ritmo do seu metabolismo. Por isso, outra sugestão de como fazer para dormir melhor é apostando nesses alimentos na última refeição do dia. 

7. Deixe o quarto organizado e aconchegante 

como dormir melhor

Em vez de ligar a luz da lâmpada do quarto, que tal apostar em uma luz indireta do abajur ou de uma vela aromática? Assim como na dica do banho relaxante, isso irá deixar o seu quarto mais aconchegante e calmo para ajudar a desacelerar sua mente e aguçar as sensações de relaxamento do seu corpo. 

Para deixar o ambiente ainda mais propício, algumas dicas de como dormir melhor são básicas e envolvem deixar o seu quarto sempre organizado e convidativo para um bom momento de descanso, assim como a sua roupa de cama limpa – trocar a roupa uma vez por semana, hein? Não esqueça resto de alimentos ou roupas sujas para evitar odores indesejados. E aposte em incensos ou óleos essenciais calmantes para dar um toque especial!

8. Aposte nos Óleos Essenciais 

como dormir melhor

Os óleos essenciais têm ganhado cada vez mais os nossos corações com suas multifunções de ajudar na concentração, na ansiedade, no sistema imunológico, assim como os queridinhos que combatem a insônia. Para quem não sabe, essas essências atingem o sistema nervoso através do olfato ou do contato com a pele. 

Mas como dormir melhor com esses itens naturais? Primeiro, escolha os óleos que ajudam a relaxar como de lavanda, camomila, bergamota e de laranja. Depois, como você irá utilizá-lo: através de difusores, sprays, misturado em óleos de banho ou através do toque direto ao pingar apenas algumas gotinhas do líquido na testa, nas palmas das mãos ou dos pés. 

Gostou das dicas de como dormir melhor à noite? Esperamos que essas sugestões ajudem a aumentar a qualidade do sono e, consequentemente, da sua vida! 

Gostou do post? Curta e compartilhe

Carolina Pires

Carolina Pires

Sou um moleskine ambulante que captura ideias através de tudo que observo. Uma colecionadora de crônicas, registros fotográficos e suspiros pessoais. Formada em Design de Moda e pós-graduada em Jornalismo, acredito no poder que a comunicação verbal e não verbal têm sobre a nossa forma de expressar, contar histórias, criar vínculos e transformações sociais.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!