Saiba como montar um quarto infantil completo

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

18 de junho de 2021

5 min de leitura
Saiba como montar um quarto infantil completo
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
Saiba como montar um quarto infantil completo
Dicas de décor

18 de junho de 2021

Saiba como montar um quarto infantil completo

As crianças precisam de um espaço em que possam se sentir confortáveis, seguras e tenham tudo o que é necessário para seu desenvolvimento, crescimento e, claro, para viverem muitas brincadeiras. Por isso, montar um quarto infantil completo é uma tarefa importante para os papais e mamães. 

Toda família com filhos precisa dar atenção ao que é preciso para decorar o quarto de criança, passando pelos móveis e pelo enxoval. Além disso, cada idade dos pequenos apresenta uma necessidade, seja um maior espaço para se divertir ou uma renovada na decoração. Vamos explicar tudo isso para você!

O que você precisa saber para começar a montar o quarto infantil

quarto-infantil-2

Pais de primeira viagem podem achar que é muito complicado dar vida ao quarto infantil completo, mas estamos aqui para mostrar que seguindo os passos e dicas certas, tudo ficará mais simples de colocar em prática. Com certeza, esse será o espaço mais lindinho de toda a casa.

Tudo começa com a idade. Se é um quarto para bebê, provavelmente precisará que todo o quarto seja montado pela primeira vez, isto é, uma transformação de um cômodo da casa em um espaço para o recém-nascido. Nesse caso, devem ser considerados os itens para cuidar do mais novo membro da família. 

No entanto, se for um quarto infantil para crianças um pouco maiores, os pais podem chamá-las para participar da escolha das cores, móveis, itens decorativos e demais itens que podem ter um toque de sua personalidade.

Vamos escolher os móveis? Saiba quais são essenciais!

quarto-infantil-3

Tanto o quarto infantil feminino quanto o espaço dos meninos deve ter bons móveis. Eles devem ser versáteis, práticos para as tarefas diárias de cuidados com os pequenos e de boa qualidade. 

Essas peças vão acompanhar muitos anos da vida das crianças e são excelentes para começar a decoração do cômodo. Você sabe quais móveis não podem faltar no quarto infantil? Os principais são:

  • Uma boa cômoda, que possa servir como trocador nos anos iniciais do bebê e depois adaptada para as necessidades dos mais jovens;
  • Uma poltrona que seja confortável para os familiares se acomodarem enquanto o bebê está mamando, por exemplo, ou para os momentos de leitura;
  • Um berço ou uma caminha que ofereça o máximo de conforto;
  • Uma mesa de estudos para o quarto infantil masculino ou feminino, se forem crianças mais velhas;
  • O que mais o seu dia a dia em família pedir, deixando o espaço das crianças com tudo o que é importante para seu crescimento.

5 dicas sobre decoração para você colocar em prática

quarto-infantil-4

A decoração do quarto infantil é o que faz com que o quarto de menina fique fofinho e delicado com a identidade de sua dona, assim como o quarto dos meninos tenha todos os itens que eles amam.

Para deixar cada cantinho muito lindo, solte a criatividade, chame as crianças para participarem e escolha os melhores itens decorativos. Quer saber mais? Confira nossas dicas a seguir:

1. Invista em cores alegres

O quarto das crianças precisa ser lúdico e divertido. Para isso, as tonalidades mais alegres são as melhores opções. Escolha uma paleta de cores com tons vibrantes, estimulantes e que transmitam felicidade.

2. Não se esqueça de enfeitar as paredes

Pensar em uma decoração vertical é ideal para otimizar o espaço do quarto infantil, principalmente se for pequeno. Coloque prateleiras, nichos, adesivos e outras peças que enfeitam as paredes.

quarto-infantil-5

3. Crie um espaço exclusivo para as brincadeiras

O quarto de menino e de menina também precisa ter uma área em que as brincadeiras possam acontecer. Além disso, delimitar esse espaço possibilita que as crianças se divirtam e entendam onde podem deixar seus brinquedos preferidos.

4. Chame os pequeninos para ajudarem

Arquitetos e decoradores recomendam que quando as crianças já sabem do que gostam e têm identidade mais definida, elas devem ser incluídas a ajudarem a escolher os itens decorativos de seu quarto para que esse ambiente seja a cara delas.

5. Pense nos detalhes

Por fim, mas não menos importante, os detalhes fazem a diferença! Aqui, cabe escolher aqueles itens decorativos que complementam o quarto infantil, como almofadas bem coloridas, cortinas estampadas, quadros e muito mais.

Montando o enxoval: entenda quais peças promovem o aconchego

quarto-infantil-6

Agora que você já sabe bastante sobre a decoração do quarto, chegou o momento de falarmos sobre outro ponto tão importante quanto: o enxoval. São peças que devem ser selecionadas com cuidado para que sejam macias, confortáveis e que ofereçam o aconchego que o bebê precisa todos os dias.

O quarto de bebê menina e menino deve ter um enxoval completo, isto é, roupa de cama, banho, além de travesseiros, fronhas avulsas e itens sazonais, como cobertores. Para ajudar a não faltar nada, fizemos uma lista com o número de peças essenciais para esse conjunto: 

  • 02 travesseiros;
  • 03 fronhas avulsas;
  • 01 protetor de colchão;
  • 04 jogos de lençol;
  • 02 cobertores ou edredons; 
  • 04 jogos de toalha;
  • 02 toalhas com capuz.

E lembre-se: o quartinho infantil deve acompanhar o crescimento da criança, assim como o desenvolvimento da sua personalidade e gostos. Faça mudanças ao longo do tempo visando a praticidade e as adaptações necessárias. 

Gostou das nossas dicas para montar um quarto infantil? Encontre tudo para o quarto do menino na Santista! Temos o que você precisa para completar os conjuntos de roupa de cama e banho da sua família. Confira nossa loja virtual!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!