Símbolos de lavagem: entenda o que eles significam

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

25 de março de 2022

4 min de leitura
Símbolos de lavagem: entenda o que eles significam
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
Símbolos de lavagem: entenda o que eles significam
Tudo em ordem

25 de março de 2022

Símbolos de lavagem: entenda o que eles significam

Seguir os cuidados certos de lavagem e secagem das suas peças de tecido, como roupas e enxoval, é essencial para garantir a durabilidade do artigo em questão. É aí que entram os símbolos de lavagem: esses ícones que representam os jeitos ideais de fazer a limpeza. 

Por serem pequenos, eles podem ser um tanto quanto difíceis de ler e de entender. No entanto, os símbolos de etiquetas de lavagem são universais e devem ser seguidos para que as suas roupas de uso pessoal, assim como os enxovais de cama e banho, não se danifiquem durante o processo de limpeza. 

Entenda o que significam os símbolos de lavagem

A etapa de lavagem de roupas provavelmente faz parte do seu dia a dia e é feita em casa, certo? Se você respondeu sim, é bastante necessário que entenda exatamente o que cada um dos símbolos da etiqueta está indicando. Para descomplicar essa situação, nós vamos te ajudar com um guia completo!

O primeiro passo é compreender que dentre os símbolos de etiquetas de lavagem existem grupos, ou seja, há uma separação entre os ícones que representam a etapa de lavagem, de secagem e de centrifugação, de passar e de fazer a limpeza a seco. Mas não se preocupe porque vamos explicar cada um deles. 

Símbolos de lavagem

Os desenhos de baldes de água são os símbolos de lavagem que indicam que esse processo deve ser feito na máquina de lavar ou de forma manual, além de informarem se a sua peça de roupa não pode ser lavada à água e qual a temperatura máxima que suporta nessa etapa.

Símbolos de secagem e centrifugação

Já os ícones quadradinhos dos símbolos de lavagem são aqueles que vão te ajudar a entender o que pode e o que não pode fazer ao secar e centrifugar. Eles valem para todas as peças confeccionadas em tecidos, como toalhas, lençóis, itens de vestuário e outros.

Então, se a sua máquina de lavar roupa tiver secadora também, é interessante ler as informações que estão na etiqueta para que, caso tenha algum ícone que diz para não usar a secadora, a sua peça não seja danificada nem encolha. 

Além disso, esses símbolos abaixo também mostram como você deve colocar a sua roupa para secar: pendurada, na horizontal e sem torcer. Então, fique atenta ao que está na etiqueta e a sua peça irá durar bastante tempo. 

Símbolos de passar

Entre os símbolos de lavagem também estão os que indicam as maneiras ideais de passar a roupa, sendo representadas por nada mais, nada menos que desenhos de ferros de passar. 

É fundamental checar o que a etiqueta diz sobre esse processo. Afinal, algumas roupas ou itens de enxovais de cama não podem ser passadas com temperaturas tão altas ou nem precisam dessa etapa para a sua manutenção. Por isso, lembre-se de verificar essa informação.

Símbolos de limpeza a seco

E em relação a limpeza a seco? Para entender melhor, procure os símbolos de lavagem em formato de círculo. Eles indicam que a peça não deve ser lavada na máquina de lava e seca porque ela pode estragar o acabamento, o tecido como um todo ou por conta da delicadeza da peça. 

No entanto, quando um dos ícones abaixo aparece na etiqueta, fique sabendo que esse processo é feito por lavanderias profissionais, já que usam produtos como solventes, que não fazem parte da limpeza feita em casa. 

Símbolos de alvejar

Para concluir o nosso guia completo sobre cada símbolo de lavagem de roupa, só estão faltando os ícones da etapa de usar alvejante. São esses desenhos de triângulo que indicam se o tecido corre o risco de ficar manchado ou não ao ser limpo com cloro. Ou seja, é uma informação de grande importância.

Dicas extras para você cuidar das suas roupas

Agora que você já sabe tudo sobre os símbolos de lavagem e de secagem, que tal conferir mais algumas dicas que vão te ajudar a preservar as suas roupas por muito mais tempo? 

Sempre separe as roupas por cores ao lavar. Isso garante que as de cores mais escuras e mais fortes, como as peças que são tingidas, não danifiquem as de tonalidades claras. Também é interessante separar por tipos de tecidos, já que cada um pode seguir certos procedimentos.

Ao colocar as peças na máquina de lavar, não se esqueça de tirar o que estiver nos bolsos, como papéis e moedas, e não deixe os tecidos dobrados. Eles precisam estar bem abertos para serem lavados direitinho. 

Esperamos que você tenha tirado as suas dúvidas sobre cada ícone das etiquetas! Não se esqueça: na hora de renovar o seu enxoval de cama, mesa e banho, conte com a Santista. Nossas peças são confeccionadas com o máximo de cuidado e qualidade para levar aconchego e bem-estar para você em todos os momentos. 

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!