6 dicas de decoração para apartamentos pequenos

Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques

7 de março de 2022

5 min de leitura
6 dicas de decoração para apartamentos pequenos
Luiza Tassi Marques Por Luiza Tassi Marques
5 min de leitura
6 dicas de decoração para apartamentos pequenos
Dicas de décor

7 de março de 2022

6 dicas de decoração para apartamentos pequenos

Imóveis de metragens menores estão cada vez mais em alta, principalmente como solução para as grandes cidades. Você sabia que é possível morar com estilo nesses espaços? Ao entender como compor a decoração para apartamentos pequenos, você expressa sua personalidade do jeito certo. 

Existem alguns truques apropriados para a decoração de apartamento menor, de 30 m² a 60 m². Para entender como aproveitar o melhor dos ambientes do seu imóvel, trouxemos as principais dicas recomendadas por arquitetos e decoradores. Continue acompanhando e confira!

decoração para apartamentos pequenos

Tudo o que você precisa saber sobre decoração para apartamentos pequenos

Está completamente enganado quem pensa que os apartamentos de menores metragens são difíceis de decorar e precisam de grandes obras para ficarem estilosos, elegantes e com a sua cara. 

O certo da decoração de apartamento pequeno e simples é saber no que investir para melhorar os espaços, dar uma impressão de amplitude e usar as peças-chaves que transmitem a sensação de aconchego. 

Ao seguir as dicas apresentadas aqui, você perceberá que não é nada complicado nem caro deixar o seu apartamento pequeno com tudo o que você mais gosta. Ative a criatividade e veja as ideias que separamos.

6 dicas de como decorar espaços menores

Os apartamentos compactos precisam contar com algumas técnicas de decoração para terem o máximo de conforto, o melhor aproveitamento dos cômodos e os detalhes bem pensados para não faltar nada. Entenda como decorar apartamento pequeno

1. Cores neutras e claras são essenciais

A primeira das nossas dicas para decorar apartamento pequeno é apostar em uma paleta de cores não muito vibrantes. As tonalidades mais claras e neutras são aliadas desses espaços, já que podem dar a sensação de amplitude e refletem a iluminação.

Para quem não abre mão de cores mais vibrantes e chamativas, uma ideia é colocá-las nos demais elementos, como um ou outro móvel, uma parede específica ou itens de decoração espalhados pelo ambiente. 

Além disso, a decoração para apartamentos pequenos com cores claras não cansa a sua vista. Dessa forma, você se sente mais confortável depois de um dia corrido, sendo mais fácil descansar. 

2. Se for possível, invista em móveis planejados

Dependendo da metragem do seu apartamento, uma excelente solução para usar direitinho cada espaço é apostar nos móveis planejados. Afinal, os armários, as estantes e outras mobílias serão feitas de acordo com as medidas certas para atender às suas necessidades no lar. 

Apesar de sair um pouco mais caro que comprar os móveis prontos, fazer os móveis planejados é um investimento no seu bem-estar e no seu apartamento, além de ser uma solução a longo prazo por representar exatamente o que você precisa. 

3. Outra alternativa é investir em móveis multifuncionais

Caso você precise decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro, temos outra sugestão para encontrar uma ótima mobília: buscar móveis com mais de uma função. 

Por exemplo, cama ou sofá com baú, espelhos de banheiro com um pequeno armário interno, puff com espaço interno, entre outros que você puder adquirir. Assim, há como otimizar os espaços sem perder lugar para guardar os objetos pessoais.

4. Veja a iluminação certa como a sua melhor amiga

Ter um apartamento pequeno decorado também significa ter um espaço bem iluminado. Isso porque a luz natural ou artificial é indispensável para fazer com que o ambiente pareça maior e mais aconchegante. 

Por isso, busque iluminar os cantos certos. Invista em abajures, lustres, iluminação localizada com spots e o que mais for do seu gosto. Essa é uma forma de caprichar na decoração para apartamentos pequenos sem gastar muito.

5. Dê tchau para o que está em excesso

Quem já mora em apartamento pequeno ou está se mudando para um imóvel assim sabe que o espaço é limitado. Com a metragem menor, é comum precisar ficar apenas com o essencial para não deixar os cômodos bagunçados. 

Ter coisas em excesso pode passar a impressão de que o seu lar é ainda menor. Por isso, evite ficar com itens que você não usa mais, como roupas, coisas guardadas nos armários, enfeites que você não gosta e o que mais estiver ocupando os espaços sem necessidade. 

Além disso, que tal buscar jeitos mais práticos de como organizar apartamento pequeno? Você pode usar itens organizadores para colocar cada coisa em seu lugar em todos os cômodos, separando por categorias.  

6. Verticalize e aproveite as paredes

Você sabia que usar as paredes é um jeito ótimo de fazer a decoração para apartamentos pequenos? Quando você usa nichos e prateleiras, está verticalizando o espaço. 

Com isso, além de dar a impressão do pé direito ser mais alto, é possível otimizar os cantinhos para colocar os seus enfeites favoritos, como vasos com plantinhas, e dar ainda mais charme para o seu lar. 

decoração para apartamentos pequenos

Esperamos que as nossas ideias para decorar apartamento pequeno foram úteis para você.

Não deixe de conferir os nossos produtos para o seu lar agora mesmo. Acesse a loja virtual e faça boas compras. 

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receba o conteúdo e promoções da SANTISTA sem sair de casa!