Entenda como morar em uma casa sustentável

Por Luiza Tassi Marques

31 de agosto de 2022

4 min de leitura
Entenda como morar em uma casa sustentável
Por Luiza Tassi Marques
4 min de leitura
Entenda como morar em uma casa sustentável
Viver bem

31 de agosto de 2022

Entenda como morar em uma casa sustentável

Ter atitudes ecologicamente corretas é uma das principais pautas dos últimos anos, já que o planeta em que vivemos precisa de cuidados. Dessa forma, manter uma rotina e uma casa sustentável pode influenciar positivamente em todo o conjunto global.

Existem diferentes maneiras de viver em uma casa ecológica. Por exemplo, é possível construir o imóvel a partir de boas práticas sustentáveis, principalmente no modo como a obra é planejada. Também é interessante adaptar algumas coisas no espaço para reduzir o impacto ambiental. A seguir, você vai receber algumas dicas de como fazer isso. Continue a leitura!

As características principais da casa sustentável

Cada vez mais as pessoas ajustam os hábitos do dia a dia para o bem-estar do planeta. Além de ter práticas positivas, é possível morar em casas ecológicas e sustentáveis. Afinal, essa é uma maneira de ajudar na preservação do meio ambiente.

Esse modelo de moradia pode ser um objetivo desde o período de construção. Para isso, é necessário criar um projeto de casa sustentável para poupar energia e água, com janelas maiores e outras características relevantes. 

No entanto, é possível fazer reformas ou mudanças pequenas tanto na rotina quanto nos espaços do lar para reduzir o impacto ambiental. Abaixo, veja algumas dicas de como priorizar a sustentabilidade na sua casa.

imagem em que tem uma lâmpada acessa posta na horizontal e ao lado estão algumas pequenas pilhas de moedas

1. Entenda como economizar energia

Há muito tempo se fala sobre a importância de poupar energia, tanto pelo bem do planeta quanto para economizar na conta de luz. Uma das maneiras de fazer isso é apostar em janelas maiores ou claraboias. Assim, a sua casa sustentável vai ter mais iluminação natural ao longo do dia.

Se possível, troque as janelas atuais por modelos grandes, permitindo a entrada de mais claridade no ambiente. Desse modo, você evita o uso de energia elétrica enquanto houver luz externa. 

Se houver a possibilidade, acrescente placas solares em seu lar. Elas são fundamentais para captar os raios solares e transformá-los em energia elétrica para esquentar a água do seu banho, por exemplo.

uma ilustração em que estão alguns eletrodomésticos ao lado de faixas coloridas que indicam o consumo de energia

2. Escolha eletrodomésticos econômicos

Ainda sobre a pauta de ter uma casa sustentável e poupar energia, uma forma de fazer isso é utilizar eletrodomésticos e eletroeletrônicos reconhecidos pelo baixo consumo. 

Atualmente, existem diversas opções de geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secar, micro-ondas e outros itens com o selo de desempenho do Inmetro. Ao tê-los em seu lar, o seu orçamento mensal e o planeta vão agradecer.

uma imagem minimalista simulando um ambiente de uma casa sustentável com um móvel feito em madeira e outras decorações ao lado

3. Aposte em móveis sustentáveis

Você já ouviu falar dos móveis sustentáveis? Eles são feitos com madeira certificada ou reciclada. Então, essas peças de mobiliário não agridem o meio ambiente ao serem confeccionadas, pois não dependem da matéria-prima resultante do desmatamento de florestas.

Os móveis ecológicos recebem o selo de certificação do FSC (Forest Stewardship Council). Eles são ideais para o projeto de uma casa sustentável, pois podem ser acrescentados ao lar sem reformas ou mudanças na estrutura do imóvel. Porém, mesmo sem alterações maiores, as mobílias causam impacto positivo para o meio ambiente. 

Com esses itens, os espaços do seu lar recebem uma decoração sustentável, charmosa e elegante, além de muito conforto. Assim, todos podem aproveitar cômodos aconchegantes sem ferir o planeta.

blocos de madeira empilhados com símbolos de práticas relacionadas com sustentabilidade

4. Inclua atitudes sustentáveis em sua rotina

Não são apenas essas questões que tornam modelos de casas sustentáveis ecologicamente corretos. Também é possível implementar diversos hábitos no seu dia a dia para contribuir positivamente para o meio ambiente. 

Por exemplo, que tal praticar o reaproveitamento de água? Você pode coletá-la com um balde ou outro recipiente na hora do banho, enquanto o chuveiro esquenta, e guardá-la para outros usos. Também é possível fazer reciclagem, destinando os materiais aos locais certos.

Conciliar a estrutura de uma casa sustentável com outras atitudes ecológicas vai fazer a diferença para a preservação do meio ambiente. Assim, é possível ajudar o planeta direto do aconchego do seu lar. 

Compre na Santista

Após saber como ter uma casa amiga do planeta, que tal encontrar tudo o que você precisa para deixá-la ainda mais com a sua cara? Na loja virtual da Santista, tem itens de decoração, cama, banho e muito mais. 

Acesse o nosso site e confira as centenas de ofertas em nossas categorias de produtos para todos os ambientes do seu lar. Eles possuem qualidade reconhecida há décadas. Selecione seus artigos favoritos e adquira agora mesmo!

Gostou do post? Curta e compartilhe

Luiza Tassi Marques

Escrita e livros são minhas paixões. Formada em Jornalismo, encontrei na comunicação a melhor maneira de conhecer novas histórias e contá-las para o mundo. Afinal, para mim sempre devemos compartilhar conhecimentos e ideias com quem está ao nosso redor.

COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas promoções e conteúdos sem sair de casa!